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dc.contributor.advisorSilva, José Henrique Félix-
dc.contributor.authorBarroso, Francisco Yuri Rios-
dc.date.accessioned2021-11-04T13:27:08Z-
dc.date.available2021-11-04T13:27:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARROSO, F. Y. R. Análise de preferência declarada: confrontando o transporte público com o Uber em Fortaleza no ano de 2016. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61777-
dc.description.abstractThis work seeks to understand and measure the choice of individuals regarding transportation means, confronting the private online taxi service UBER with public transportation, more specifically, the bus. Using, therefore, the method of stated preference. The work deals with an applied and experimental research, involving the use of techniques for data collection, in this case, an online questionnaire, following Marten (2015), who studied the case of using UBER against the use of the subway system for Northwestern University students, In Illinois (USA), in the year of 2015. The questionnaire was elaborated trying to conform the different routes for students of the different universities in the city of Fortaleza, without interfering in the main attributes, time and price, which are decisive in the choice for these situations. The Logit Model was used as a method of statistical inference. Among the results, we highlight the fact that 55.2% of the interviewees who use UBER are of high income. In addition, it was observed that 61% of the respondents used the application more than three times and that, for each unit of increase between the cost of taking an UBER and the bus fare, the ponderous chances favorable to the choice of the bus or of not taking an UBER are of 24.6%.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUberpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.titleAnálise de preferência declarada: confrontando o transporte público com o Uber em Fortaleza no ano de 2016pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca entender e mensurar a escolha dos indivíduos frente às decisões de transporte, confrontando o UBER com o transporte público, mais precisamente, o ônibus; utilizando-se, portanto, o método de preferência declarada. O trabalho trata de uma pesquisa aplicada, experimental e descritiva, envolvendo o uso de técnicas para coleta de dados, no caso, questionário online, seguindo Marten (2015), que estudou o caso do UBER contra o Metrô para estudantes da Universidade de North western, em Illinois (EUA), no ano de 2015. O questionário foi elaborado procurando conformar os diferentes trajetos para estudantes das diferentes universidades na Cidade de Fortaleza, sem que isso interferisse nos principais atributos, tempo e preço, decisivos na escolha para essas situações. Utilizou-se o Modelo Logit como método de inferência estatística. Dentre os resultados, destaca-se o fato de que 55,2% dos entrevistados que utilizam UBER são de alta renda. Além disso, observou-se que 61% dos respondentes utilizaram o aplicativo mais de três vezes e, que, para cada unidade de aumento entre o custo do UBER e a tarifa do ônibus, as chances ponderáveis favoráveis à escolha do ônibus ou a desistência do UBER são de 24,6%.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

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