Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61687
Tipo: TCC
Título: “Na escola tem inveja, na brigada é muito mais melhor”: percursos de uma futura professora de biologia no ensino não formal
Autor(es): Pereira, Letícia Gonçalves
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Educação não formal;Pesquisa qualitativa;Educação crítica;Educação tradicional;Prática docente
Data do documento: 2017
Citação: PEREIRA, Letícia Gonçalves. “Na escola tem inveja, na brigada é muito mais melhor”: percursos de uma futura professora de biologia no ensino não formal. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo evidenciar as contribuições de um Projeto de Educação não formal, ao percurso e vivências da minha formação de docente crítica. A metodologia escolhida foi a de narrativas de experiências do vivido ancorada na perspectivas da pesquisa qualitativa de educação. Os colaboradores dessa pesquisa foram os jovens da atual turma e os educadores que já passaram pela condução do projeto desde 2001. As informações foram alcançadas através de um questionário aplicado às crianças e adolescentes atendidas pelo projeto, tais questionários foram respondidos de maneira individual e anônima. Com os educadores, as informações foram obtidas através de entrevistas em formato semiestruturada. As análises das escritas e falas evidenciaram elementos que caracterizam o projeto como uma iniciativa de educação não formal e estabelecem diálogos e confronto sobre o processo de ensinar-aprender-ensinar nos diferentes espaços. Foram ainda estabelecidas relações sobre como minha autorreflexão sobre a prática docente contribui para o exercício de uma prática educativa crítica que tenha como uma de suas máximas o respeito ao educando.
Abstract: This research aimed to understand the Nature Brigade Project as a non-formal education area as well as highlighting which points characterize them as such. Also to understand in which education's line, critical or traditional, the Project demonstrates to be more closely, and to report and to reflect on my graduation journey and teaching practice. Narratives of lived experiences anchored in the perspectives of the qualitative research of education were the chosen methodology. The collaborators of this research were the youngsters of the current class and the educators who have been conducting the project since 2001. The information was reached through a questionnaire applied to the children and adolescents served by the project, these questions were answered individually and anonymously. With the educators, the information was obtained through semi-structured interviews. The study of the writings and speeches evidenced elements that characterize the project the an initiative of non-formal education and establish dialogues and confrontation in the process of teaching-learning-teaching in the different spaces. Relationships were also established about how my self-reflection about teaching practice contributes to the exercise of a critical educational practice that has one of its maxims the respect for the student.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61687
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_lgpereira.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.