Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61642
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorSilva, Rayanne Barroso-
dc.date.accessioned2021-10-28T18:56:33Z-
dc.date.available2021-10-28T18:56:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Rayanne Barroso. Formação docente em biologia: uma narrativa transgressora na educação tradicional. 2017. 79 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61642-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNarrativa (auto) biográficapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação transgressorapt_BR
dc.titleFormação docente em biologia: uma narrativa transgressora na educação tradicionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs métodos de pesquisas com narrativas autobiográficas surgem no meio da pesquisa acadêmica, como uma forma de valorizar as experiências vividas e os seus significados na formação de uma pessoa. Com experiências diferentes em três instituições de ensino superior, entre elas, uma experiência internacional, por meio do programa Ciências sem Fronteiras. A escolha desse método se fez importante para a realização desta pesquisa qualitativa. O trabalho tem por objetivos refletir sobre a formação acadêmica, extraindo momentos importantes que foram decisivos no processo de formação de uma educadora transgressora e evidenciar a importância de programas como o Ciências sem Fronteiras para o desenvolvimento da educação superior no Brasil. O método escolhido para desenvolver este trabalho foi a narrativa de experiências do vivido. A pesquisa analisa vivências que vão desde acontecimentos prévios a entrada no curso de Ciências Biológicas até experiências vividas na França durante o intercâmbio realizado entre os anos de 2015 e 2016. Essa pesquisa qualitativa assume entre seus resultados, a importância de se valorizar os relatos pessoais de alunas durante seu processo de formação na graduação e o quanto tais experiências tornaram uma aluna de graduação pronta para atuar na profissão escolhida.pt_BR
dc.description.abstract-frLes méthodes de recherche autobiographique naissent dans le milieu de la recherche universitaire, afin de valoriser les expériences vécues et ses significations da ns la formation d'une personne. Avec différentes expériences en trois universités, dont l'une entre elles internationale par le biais du pro gramme science sans frontières. Le choix de cette méthode a été importante pour la concrétisation de cette recherche qualitative. Cette étude a pour objectif de réfléchir sur la formation académique et d'analyser les moments importants qui ont été déci sifs dans le processus de formation d'une éducatrice transgressive afin de mettre en évidence l'importance des programmes tel que les sciences sans frontières pour le développement de l'éduc ation supérieure au Brésil. La méthode choisie pour développer cet te recherche, a été un récit d'exp érience vécues ( récit de vie). La recherche analyse les différents moments vécus qui vont de l'accomplissement prévu jusqu'à la rentrée dans le cursus des sciences biologiques vers les expériences vécues en France durant 2015 et 2016. Cette recherche qualitative assure parmis ses résultats, l'importance de faire des comptes rendus d'étudiants, durant laquelle elle passe d'un processus de formation à diplômée, et montre combien ces expériences amènent une étudiante diplômée prête à entrer dans la vie professionnelle choisie.pt_BR
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_rbsilva.pdf9,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.