Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gallão, Maria Izabel | - |
dc.contributor.author | Rocha, Andreza Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T18:18:25Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T18:18:25Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Andreza Maciel. Avaliação da oficina Estratégias para o ensino de biologia celular: fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação. 2017. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61638 | - |
dc.description.abstract | Teaching biology is undoubtedly a constant challenge in the routine of all teachers responsible for teaching subjects in this area of teaching. New teaching strategies, used with the aid of didactic modalities, are very important for obtaining better assimilation, understanding and development of the content by the students, instigating to seek new ways of applying the content applied in the room. Such changes in perspectives may result in a substitution of cumulative and decontextualized teaching in which cell biology is, in certain situations, immersed. Thus, the objective of this work is to evaluate the results of the dialogues provided by the realization of a workshop on different strategies for use in the teaching of cellular biology, taught by postgraduate students / public school teachers for undergraduate students in Science Degree Biological We present the results obtained by conducting the workshop "Strategies for Teaching Cellular Biology", taught by postgraduate students / public school teachers for undergraduate students in Biological Sciences, held during the course of Biology I of the UPC UFC. Its preparation started simultaneously with the classes, between the months of March and June of 2017 and counted with the participation of eight students, also teachers of public schools, enrolled in the Biology axis of the program. These students / teachers participated in the preparation, organization and delivery of the contents of the workshop. Under guidance and supervision of the teacher of the discipline, the guidelines and planning. Questionnaires were applied on the last day of the workshops: for the students to evaluate the development of the workshop and the experience of using new methodologies for their daily life. Based on the results, it can be seen that the different strategies for the teaching of cell biology and the experience provided by the workshop were positive. Participating students agreed that the process of teaching subjects related to cell study may be facilitated when presented through a properly applied didactic strategy or modality. In addition, the workshop was also set up as a potential space for exchange of experiences and sharing of knowledge among graduate students / public school teachers and undergraduate students in Biological Sciences. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Modalidades didáticas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia celular | pt_BR |
dc.title | Avaliação da oficina estratégias para o ensino de biologia celular : fortalecendo a troca de experiências entre graduação e pós-graduação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ensinar biologia é, sem dúvidas, um desafio constante na rotina de todos os docentes responsáveis por ministrar os temas nessa área de ensino. Novas estratégias de ensino, utilizadas com o auxílio das modalidades didáticas, são muito importantes para a obtenção de melhor assimilação, compreensão, desenvolvimento do conteúdo por parte dos estudantes, instigando a buscar novas formas de aplicação do conteúdo aplicado em sala. Tais mudanças de perspectivas podem resultar numa substituição do ensino acumulativo e descontextualizado no qual a Biologia Celular está, em determinadas situações, imersa. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar os resultados dos diálogos proporcionados pela realização de uma oficina sobre diferentes estratégias para uso no ensino de biologia celular, ministrada por alunos de pós-graduação/professores de escolas públicas para estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. Apresentamos os resultados obtidos através da realização da oficina “Estratégias para Ensino de Biologia Celular”, ministrada por alunos de pós-graduação/professores de escolas públicas para estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, realizada durante a disciplina de Biologia I do ENCIMA da UFC. Sua preparação se iniciou simultaneamente com as aulas, entre os meses de março a junho de 2017 e contou com a participação de oito alunos, também professores de escolas públicas, inscritos no eixo Biologia do programa. Esses alunos/professores participaram da elaboração, organização e ministraram os conteúdos da oficina. Sob orientação e supervisão da professora da disciplina, as orientações e planejamentos. Questionários foram aplicados no último dia das oficinas: para os alunos avaliarem o desenvolvimento da oficina e a experiência de utilizar novas metodologias para o seu cotidiano. Com base nos resultados, pode-se perceber que as diferentes estratégias para o ensino de biologia celular e a experiência proporcionada pela oficina foi positiva. Os estudantes participantes concordaram que o processo de ensino de assuntos relacionados ao estudo da célula pode vir a ser facilitado quando apresentado através de uma estratégia ou modalidade didática corretamente aplicada. Além disso, a oficina também se configurou como um potencial espaço para troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos entre alunos de programas de pós-graduação/professores de escolas públicas e estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_amrocha.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.