Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61637
Tipo: TCC
Título: Ensino de botânica: uma experiência de incentivo à aprendizagem significativa e cooperativa
Autor(es): Rocha, Marília Silva
Orientador: Matias, Lígia Queiroz.
Palavras-chave: Ensino de botânica;Aprendizagem significativa;Aprendizagem cooperativa
Data do documento: 2017
Citação: ROCHA, Marília Silva. Ensino de botânica: uma experiência de incentivo à aprendizagem significativa e cooperativa. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: A Botânica é uma área interdisciplinar dentro da Biologia, o que possibilita sua abordagem em diferentes contextos. Muitas vezes, a existência de tantos conceitos e teorias, tornam esse assunto pouco atrativo e complicado na visão dos alunos. Devido a isso, há a necessidade de incentivar metodologias de aprendizagens que ajudem a mudar essa realidade. Visando utilizar elementos da aprendizagem significativa e cooperativa no ensino de botânica, foi realizada uma aula experimental com a temática frutos na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas com alunos do curso de Ciências Biológicas. A aprendizagem significativa é um modelo desenvolvido por David Ausubel que considera os conhecimentos prévios do aluno como ponto inicial no processo educativo. Por sua vez, a aprendizagem cooperativa aborda, basicamente, o trabalho em grupo, em que os membros assumem funções no estudo e juntos alcançam um objetivo comum. A aula se deu em momentos préestabelecidos em que os critérios fundamentais da aprendizagem cooperativa e significativa pudessem ser implementados. As estratégias para a utilização das metodologias se mostraram eficazes na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, contudo, devemos considerar o tempo de adaptação dos alunos ao uso dessas metodologias, pois a maioria dos estudantes estão muito acostumados a passividade intelectual incentivada no ensino tradicional.
Abstract: Botany is an interdisciplinary area within Biology, which allows its approach in different contexts. Often, the existence of so many concepts and theories, make this subject unattractive and complicated in the eyes of students. Because of this, there is a need to encourage learning methodologies that help change this reality. Aiming to use elements of meaningful and cooperative learning in botany teaching, an experimental class was conducted with the subject matter fruits in the discipline of Morphology and Taxonomy of Spermatophytes with students of the Biological Sciences course. Meaningful learning is a model developed by David Ausubel that considers the student's prior knowledge as the starting point in the educational process. In turn, cooperative learning basically addresses group work, where members take on roles in the study and together achieve a common goal. The class took place at pre-set times where the fundamental criteria of cooperative and meaningful learning could be implemented. The strategies for the use of methodologies have proved effective in improving the teachinglearning process, however, we must consider the time of adaptation of students to the use of these methodologies, since most students are very accustomed to intellectual passivity encouraged in traditional teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61637
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_msrocha.pdf572,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.