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Tipo: TCC
Título: Quebra-cabeça celular: uma proposta de jogo didático no ensino de biologia celular
Autor(es): Silva, Pâmela Clemente de Meneses
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Palavras-chave: Biologia celular;Jogo;Célula;Didático;Ensino
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Pâmela Clemente de Meneses. Quebra-cabeça celular: uma proposta de jogo didático no ensino de biologia celular. 2017. 45 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O ensino de biologia apresenta dificuldades devido a uma grande quantidade de conceitos e conteúdos abstratos, como é o caso da Biologia Celular que trata aspectos microscópicos da vida. Além disso, o ensino das escolas se baseia somente em aulas teóricas expositivas que priorizam apenas a memorização, tornando muitas vezes as aulas menos atrativas para os alunos. Cabe ao professor utilizar diferentes metodologias a fim de motivá-los e dessa forma melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas metodologias é a utilização de jogos didáticos que devido ao seu caráter lúdico proporcionam aos alunos aprenderem enquanto brincam. Tendo em vista a utilização de jogos didáticos, este trabalho propôs um jogo que facilite a fixação de conteúdos de Biologia Celular, abordados na disciplina de biologia no 1° ano do Ensino Médio. O jogo produzido é semelhante a um quebra-cabeça no qual o objetivo é conseguir peças (organelas) a medida que consegue completar as missões através de cartas “perguntas” e cartas “coringas”. Ao responderem as cartas “perguntas” os alunos ganham as peças para serem encaixadas nos tabuleiros da célula animal e vegetal. Para realização do mesmo, os alunos deverão ser divididos em grupos e será eleito o vencedor o grupo que conseguir completar o seu tabuleiro de acordo com o tipo celular que lhe foi sorteado. Esse recurso didático contribui para o desenvolvimento cognitivo, afeição e socialização em sala de aula, além de transformar aulas tradicionais em aulas mais atrativas, uma vez que os jogos são ferramentas lúdicas que facilitam o processo de ensino-aprendizado.
Abstract: The teaching of biology presents difficulties due to a great amount of concepts and abstract contents, as in the case of the Cell Biology that deals with microscopic aspects of life. In addition, the teaching in schools is based only on theoretical lectures which prioritize memorization only, often making classes less attractive to students. It is a responsibility of the teacher to use different methodologies in order to motivate them and thus improve the teaching-learning process. One of these methodologies is the use of educational games that, due to their playful nature, allows students to learn while they play. With the use of didactic games, this work proposed a game that facilitates the fixation of Cellular Biology contents , approached in the discipline of biology in the first year of High School. The produced game was based on a puzzle game in which the goal is to obtain parts (organelles) and to complete the missions through "questions" letters and "wild cards". When the "questions" letters are answered, the students gain the pieces to be inserted into the game boards of the animal and plant cell. To accomplish the same, students should be divided into groups and the winner will be the group that can complete their board according to the type of cell that was drawn. This didactic resource contributes to the cognitive development, affection and socialization in the classroom, as well as turning traditional classes into more attractive classes, since games are playful tools that facilitate the teaching-learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61636
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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