Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGallão, Maria Izabel-
dc.contributor.authorRodrigues, Marina Kairy de Sousa-
dc.date.accessioned2021-10-28T16:46:28Z-
dc.date.available2021-10-28T16:46:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marina Kairy de Sousa. Nervos em ação: dança de salão no ensino de biologia – relato de experiência. 2017. 45 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61620-
dc.description.abstractThe aim of this work was to understand the ballroom dance as methodological resource on the teaching of Nervous System in didatic sequence in order to facilitate the learning of the students of the first year of high school from a public professionalizing institution. In the didatic sequence the firt two classes were started with a ballroom practice, in the first, Xote and in the second Zouk. In the third, there was no practice, but a group dynamic was realized in wich students dicussed some moments of the dance, for example, the spin. For evaluation of the activities, were considered the report of the students and my personal evaluation. The students showed themseves excited with the proposal of the activity. Good part of the students had already had contact with any kind of ballroom dance and the also have already studied the SN at middle school. Of the positive point cited, they mentioned the interaction of the subject of the nervous system with the dance and the contextualisation of the subject with everyday practices. Of the difficulties found, some cited the dance steps, others reported points on the content of SN, what was expected once most of them said they have not been in contact with ballroom dance before and the detail richness that the subject of nervous system presents. The activity showed itself satisfactory. The students could actively participate on the construction of knowledge once it promoted a favorable enviroment to student-student and student-teacher interactions. Time was a limiting factor. Maybe for an otimization of the activity, more classes would be necessary and a focus on only one dance style in wich a constant evolution was possible.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleNervos em ação: dança de salão no ensino de biologia – relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho foi compreender a dança de salão como recurso metodológico no Ensino de Sistema Nervoso em uma sequência didática de modo a facilitar o aprendizado dos alunos do 1º ano do ensino médio, de uma escola pública profissionalizante. Na sequência didática as duas primeiras aulas foram iniciadas com uma prática de dança de salão, no primeiro dia Xote e no segundo Zouk. Na terceira, não houve a prática, porém, foi realizada uma dinâmica em grupo no qual os alunos discutiam algum momento da dança de salão, como por exemplo, o giro. Para avaliação das atividades, foi levado em consideração o relato dos alunos e minha avaliação pessoal. Os alunos se mostraram empolgados com a proposta da atividade. Boa parte dos alunos haviam tido contato com algum tipo de dança de salão, eles também já haviam visto o conteúdo de SN no ensino fundamental. Dos pontos positivos citados por eles, foi comentando sobre a interação do conteúdo de sistema nervoso com a dança, e a contextualização do conteúdo com práticas do cotidiano. Das dificuldades encontradas, alguns citaram os passos de dança, outros relataram pontos do SN, o que era de se esperar, visto que, a maioria deles disseram que não tiveram contato com dança de salão, e também devido a riqueza de detalhes que o conteúdo de SN apresenta. A atividade se mostrou satisfatória, pois os alunos puderam participar de maneira ativa na construção do conhecimento, uma vez que, a mesma promovia um ambiente favorável para a interação entre aluno-aluno e aluno-professor. O tempo foi algo limitante, talvez para uma maior otimização da atividade fosse necessário mais aulas, e um foco somente em um estilo de dança, no qual, fosse possível uma constante evolução.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_mksrodrigues.pdf860,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.