Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61609
Tipo: | TCC |
Título : | Cloroplastos: uma análise nos livros didáticos de ensino médio |
Autor : | Figueiredo, Mônica Cintra |
Tutor: | Gallão, Maria Izabel |
Palabras clave : | Livro didático;Sistema educativo;Cloroplasto;Educação |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | FIGUEIREDO, Mônica Cintra. Cloroplastos: uma análise nos livros didáticos de ensino médio. 2017. 54 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Com base em experiência vivenciada nas escolas públicas de ensino médio da cidade de Fortaleza, foi notada uma grande dificuldade dos alunos no tema sobre cloroplasto e fotossíntese das plantas, esse problema é causado por diversos motivos relacionados ao sistema educativo. A biologia é uma ciência experimental, portanto exige que o aluno tenha contato com aquilo que é ensinado, o único contato que os alunos muitas vezes têm com esse assunto, é através do livro didático utilizado em sala de aula. O livro didático dominou o ambiente escolar ao se tornar o principal método de estudo nas escolas, é utilizado tanto pelos alunos como pelos professores no estudo e na prática educativa, respectivamente. É importante lembrar que esse exemplar sofreu muitas modificações ao longo dos anos no seu conteúdo, sua estrutura e seu método de abordagem. O governo brasileiro, em 1985, criou o Programa Nacional do Livro didático (PNLD) como uma forma de investir, facilitar e organizar a distribuição desses livros na educação. No entanto, não adianta investir nessas obras se não houver uma melhoria do método educativo. Nesse trabalho, por meio da aplicação de um questionário com professores de biologia em escolas públicas e posterior análise de obras didáticas de diferentes épocas, foi estudado o problema do livro didático nas escolas e a abordagem do conteúdo de cloroplastos nos livros e em sala de aula. Através dos resultados dessa pesquisa observamos as dificuldades no método educativo, na escolha dos livros utilizados e no processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | Based on the experience of high school public schools in the city of Fortaleza, it was noticed a great difficulty of the students in the topic that talks about chloroplast and photosynthesis of plants, this problem is caused by several reasons related to the educational system. Biology is an experimental science that requires the student to have contact with what is taught, the only contact the students of this school had with this subject was through the textbook used in the classroom. The textbook has dominated the school environment by becoming the main method of study in schools, it is used by students and teachers in study and in educational practice. It is important to remember that this book has undergone many modifications over the years, in its text, its structure and its method of approach. The Brazilian government, in 1985, created the National Textbook Program (PNLD) to invest, facilitate and organize the distribution of these books in education. But in addition to investing in these books it is necessary to improve the educational method. In this work, through the application of a questionnaire with teachers of biology in public schools and later were analyzed textbooks of different periods, he problem of textbooks in schools and the approach to the subject of chloroplasts in books and in the classroom were studied. Through the results of this research we observed difficulties in the educational method, in the choice of books used and in the teaching and learning process. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61609 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_mcfigueiredo.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.