Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Thaís Gonçalves Rodrigues da-
dc.contributor.authorSantana, Isabelly da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-22T14:26:46Z-
dc.date.available2021-10-22T14:26:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTANA, Isabelly da Silva. Travessias e travessuras no projeto ABC e circo escola palmeiras: dos perigos e das alegrias de ensinar dança "fora da caixinha". 2019. 74 f. TCC (Graduação em Dança-Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61431-
dc.description.abstractHow to teach ballet in a social project in which the flagship is the circus? With bodies full of energy and willing to change any teaching plan, the students of Project Abc and Circo Escola Palmeiras, where I work since August 2017, invited me to enter risky areas, full of adventures. In a long crossing, I opened the box of my dance, previously made of primer and models, to reinvent the teaching strategies of ballet, noticing the articulations with the language of dance and the context of students from 6 to 17 years, from Conjunto Palmeiras, on the outskirts of Fortaleza (CE), who prefer play than do my classes. This writing is a cartography of the crossings and mischiefs experienced by me as a teacher and by my students. As a collective, we transformed Project Abc's space into a studio, constantly moving between risk zones and composition zones where “nos” give way to “yes” through games and jokes. In this monograph, I walk the notions of a dance in context, by Isabel Marques; I wonder about the possibilities of a post-critical approach in teaching, starting with Tomaz Tadeu Silva, for whom curriculum is a crossing; I understand the dimension of experience knowledge and risks, proposed by Jorge Larrosa; and finally, I realize that the way I have been recreating the teaching of ballet in Conjunto Palmeiras is related to Ada Kroef's notion of pedagogy and nomadic curriculum. An adventure that never ends and that goes beyond the pages written to make, also, scene through the presentation Nós(as) travessuras!, staged by me and my students in the context of finishing a Degree in Dance. A research that continues as a work open to new crossings and mischiefs, around the world.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBalépt_BR
dc.subjectEnsino de dançapt_BR
dc.subjectDança no contextopt_BR
dc.subjectEnsino pós-críticopt_BR
dc.subjectSaberes de experiênciapt_BR
dc.titleTravessias e travessuras no projeto ABC e circo escola palmeiras: dos perigos e das alegrias de ensinar dança "fora da caixinha"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrComo ensinar balé em um projeto social no qual o carro-chefe é o circo? Com corpos cheios de energia e dispostos a mudar qualquer plano de ensino, @s alun@s do Projeto Abc e Circo Escola Palmeiras, onde atuo desde agosto de 2017, me convidaram a entrar em zonas de risco, cheia de aventuras. Numa longa travessia, abri a caixinha da minha dança, antes feita de cartilha e modelos, para reinventar as estratégias de ensino do balé, percebendo as articulações com a linguagem da dança e o contexto de alun@s de 6 a 17 anos, do Conjunto Palmeiras, na periferia de Fortaleza (CE), que preferiam brincar a fazer as minhas aulas. Esta escrita é uma cartografia das travessias e travessuras vivenciadas mim, como professora, e por meus alun@s. Como coletivo, nós transformamos o espaço do Projeto Abc em um ateliê, transitando, constantemente, entre zonas de risco e zonas de composição onde os “nãos” vão dando passagem aos “sims”, por meio de jogos e brincadeiras. Nessa monografia, percorro as noções de uma dança no contexto, de Isabel Marques; me indago sobre as possibilidades de uma abordagem pós-crítica no ensino, a partir Tomaz Tadeu Silva, para quem currículo é travessia; percebo a dimensão dos saberes de experiência e dos riscos, proposta por Jorge Larrosa; e, por fim, percebo que o modo como venho recriando o ensino do balé no Conjunto Palmeiras relaciona-se com a noção de pedagogia e de currículo nômade de Ada Kroef. Uma aventura que nunca termina e que extrapola as páginas escritas para se fazer, também, cena através da apresentação Nós(as) travessuras!, encenada por mim e por meus alun@s no contexto de finalização de uma Licenciatura em Dança. Uma pesquisa que segue como obra aberta a novas travessias e travessuras, mundo afora.pt_BR
Aparece nas coleções:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_idssantana.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.