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dc.contributor.advisorCaetano, Patricia de Lima-
dc.contributor.authorOliveira, Lyz Vedra Freire de-
dc.date.accessioned2021-10-21T13:11:35Z-
dc.date.available2021-10-21T13:11:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lyz Vedra Freire de. Escuta sensível das plantas: germinando uma existência eco-somático-performativa em dança para corporeidades travestis a partir das relações de cuidado-aprendizado. 2021. 34 f. TCC (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61398-
dc.description.abstractThis is a work generated from practices, immersions, readings and writings that address issues related to the cultivation of a sensitive relationship between a transvestite corporeality and plant corporeality through the development of a somatic practice entitled Listening to Plants, unfolding from a connective experience that concerns a living network of distributed intelligence, inspired by a decentralized plant model (MANCUSO, 2019). The aim is then to develop strategies for existential continuity and production of life in a hostile environment for dissident corporeality. Therefore, the hegemonic project of the subject that modernity established in its hierarchical relationship with nature at the expense of other beings that inhabit the planet – such as plants – is questioned, as well as the superiority of rational thought over the body. Thus, a resilient experience of self-invention and the world emerges in the face of transphobic and ecological necropolitical violence, typical of the colonial-neoliberal- conservative logic. This work is anchored in a theoretical-practical framework that addresses research related to performance creation in the context of Somatic-Performative (FERNANDES, 2014) and cartographic (PASSOS, KASTRUP, ESCOSSIA, 2010) research methodologies, as well as the methodology of Witnessing to the Authentic Movement (JORGE, 2018). Through these methodologies and focusing on the body-art-nature relationship, the research is fundamentally oriented by experience, where subject and object of the research mix and are often confused. In this way, counter-hegemonic ethical-aesthetic-political ecoperformative actions are engendered through a dancing ecosystem corporeality that emerges from Practice-led Research (HASEMAN, 2015). In this context, it was from an experiential point of view, through a broadening of the senses and a moving attention (KASTRUP, 2007) that the artist-researcher was able to explore a creative at Parque Estadual do Cocó to produce a danced video ecoperformance that establishes a mediation between the issues that cross this research in the conceptual and practical spheres.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSomáticapt_BR
dc.titleEscuta sensível das plantas: germinando uma existência eco-somático-performativa em dança para corporeidades travestis a partir das relações de cuidado-aprendizadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste é um trabalho gestado a partir de práticas, imersões, leituras e escritas que abordam questões relativas ao cultivo de uma relação sensível entre uma corporeidade travesti e as corporeidades planta, por meio do desenvolvimento de uma prática somática intitulada Escuta das Plantas, desdobrando-se de uma experiência conectiva que diz respeito à uma rede viva de inteligência distribuída, inspirada num modelo vegetal descentralizado (MANCUSO, 2019). Busca-se então, desenvolver estratégias de continuidade existencial e produção de vida em um ambiente hostil para corporeidades dissidentes. Questiona-se portanto, o projeto hegemônico de sujeito que a modernidade estabeleceu em sua relação hierarquizada com a natureza em detrimento dos outros seres que habitam o planeta – tal como as plantas –, bem como a superioridade do pensamento racional sobre o corpo. Dessa forma, emerge uma experiência resiliente de invenção de si e do mundo perante a violência necropolítica transfóbica e ecológica, próprias à lógica colonial-neoliberal-conservadora. Este trabalho ancora-se em um referencial teórico-prático que aborda pesquisas referentes à criação em performance no contexto das metodologias de pesquisa Somático-Performativa (FERNANDES, 2014) e cartográfica (PASSOS, KASTRUP, ESCOSSIA, 2010), bem como a metodologia do Testemunhar do Movimento Autêntico (JORGE, 2018). Através destas metodologias e tendo como foco de investigação a relação corpo-arte-natureza, a pesquisa é orientada fundamentalmente pela experiência, onde sujeito e objeto da pesquisa se mesclam e muitas vezes se confundem. Desta forma, engendra-se ações ecoperformativas ético-estético-políticas contra-hegemônicas através de uma Corporeidade Ecossistêmica Dançante que emerge da Prática como Pesquisa (PcP) (HASEMAN, 2015). Nesse contexto, foi a partir de um ponto de vista experiencial, por meio de um alargamento dos sentidos e uma atenção movente (KASTRUP, 2007) que a artista-pesquisadora pôde explorar um processo criativo no Parque Estadual do Cocó e produzir uma ecoperformance videodançada que estabelece uma mediação entre as questões que atravessam esta pesquisa nos âmbitos conceitual e prático.pt_BR
Aparece nas coleções:DANÇA-BACHARELADO - Monografias

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