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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61375
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desenvolvimento de um manipulador robótico antropomórfico didático controlado por computador |
Título em inglês: | Development of an didatical antropomorphic maniulator robot controlled by computer |
Autor(es): | Mendonça, Marcel Ribeiro Silva, Daniel Henrique da Sá, Rejane Cavalcante Varela, Antônio Themóteo |
Palavras-chave: | Manipulador robótico;Robôs Antropomórficos;Robôs Industriais;Robótica Educacional |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | https://www.abcm.org.br/anais/conem/2010 |
Citação: | MENDONÇA, Marcel Ribeiro; SILVA, Daniel Henrique da; SÁ, Rejane Cavalcante; VARELA, Antônio Themóteo. Desenvolvimento de um manipulador robótico antropomórfico didático controlado por computador. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA,VIº., 18 a 21 ago. 2010, Campina Grande – PB. Anais[…], Campina Grande – PB., 2010. |
Resumo: | O estudo de robótica industrial nas instituições de ensino superior, em se tratando de situações práticas, está muitas vezes limitado ao planejamento de trajetórias e à definição de parâmetros de campo para o controle de um manipulador robótico. O planejamento de trajetórias é uma etapa fundamental para a execução das tarefas realizadas por um manipulador, porém o estudante raramente tem acesso a este, limitando-se o estudo prático à utilização de softwares de simulação autorais. Ainda voltado ao meio educacional, o estudante não tem acesso aos algoritmos e técnicas utilizadas por fabricantes de robôs para seu controle efetivo, dificultando o desenvolvimento de projetos que envolvam tais técnicas. Partindo para a questão estrutural, é importante ressaltar que a maior parte dos manipuladores possui custo elevado, impossibilitando para a maioria das instituições a compra de um robô com o objetivo de estudar a forma como este é construído. Este trabalho trata do desenvolvimento de um manipulador robótico antropomórfico para fins didáticos e de um software para posicionamento por seqüenciamento de posições, onde se torna possível utilizá-lo em sala de aula, agregando a pratica de planejamento de trajetórias à teoria vista nos softwares de simulação. |
Abstract: | The study of industrial robotics in higher education institutions, when it comes to practical situations is often limited to tracks planning and the definition of field parameters to control a manipulator robot. The track planning is a critical step for the implementation of the tasks performed by a manipulator, but the student rarely have access to this, so they have to use copyrighted simulation software to train. Still focused in the educational environment, the student does not have access to algorithms and techniques used by manufacturers of robots for its effective control, difficuting the development of projects that involve such techniques. Assuming for the structural issue, it is important to note that most manipulator have high cost, making it impossible for most institutions buying a robot only to study how it is built. This work deals with the development of a anthropomorphic manipulator robot for didactical purposes, and a software for your control and sequencing of positions, which makes it possible to use it in the classroom, aggregating the crosscountry tracks planning theory vista software simulation. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61375 |
ISSN: | 2178-180X |
Aparece nas coleções: | DEEL - Trabalhos apresentados em eventos |
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