Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61364
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uso da terra como facilitador da degradação ambiental no município de Santa Quitéria, Ceará
Título em inglês: Land use as a facilitating factor of environmental degradation in the municipality of Santa Quiteria, Ceara
Autor(es): Vieira, Anderson Tavares
Magalhães, Mariana Fernandes de
Silva, Marcus Vinícius Chagas da
Palavras-chave: Uso da terra;Degradação ambiental;Cobertura Vegetal
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Geografia Física
Citação: VIEIRA, Anderson Tavares; MAGALHAES, Mariana Fernandes de; SILVA, Marcus Vinícius Chagas da. Uso da Terra como facilitador da Degradação Ambiental no município de Santa Quitéria, Ceará. Revista Brasileira de Geografia Física, v.10, n. 4 , p. 1329-1345, 2017.
Resumo: O presente tem trabalho tem por objetivo identificar se a pressão do uso e a exploração econômica dos recursos naturais têm contribuído para degradação do bioma caatinga no município de Santa Quitéria-CE. A metodologia consistiu na análise do histórico do uso da terra, dispondo de dados da série histórica (1984-2014) de: Produção Agrícola Municipal Produção da Extração Vegetal e Silvicultura e Efetivo de Rebanhos (Pecuária), bem como dados de Estrutura Fundiária e Assentamentos e Exploração Mineral. Utilizou-se interpretação visual de imagens do satélite CEBERS 4, aerofotos de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) e Sistema de Informação Geográfica (SIG), assim como trabalho de campo para subsidiar a execução do mapeamento. Para obtenção do mapa Uso e Cobertura da terra realizou-se a classificação semisupervisionada, utilizando o software ArcMap 10.1 com 7 classes de mapeamento. As classes obtidas foram: Área de Pecuária extensiva/ Caatinga Fortemente degradada (Ape); Caatinga moderadamente degradada associada a pecuária e silvicultura (Cmdps); Caatinga levemente degradada associada a pecuária e silvicultura (Cldps); Caatinga moderadamente conservada/em estado de Pousio(Cmcp); Mata ciliar fortemente degradada associada a agricultura e pecuária (Mcdp); Mata Ciliar moderadamente conservada associda a agricultura (Mcmca) e Área de Mineração de granito (Min). O mapeamento comprovou que 71,46% da área do município apresenta algum grau de degradação. Diante disso pode-se concluir que o tipo do uso do solo tem contribuído para degradação dos recursos naturais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61364
ISSN: 1984-2295
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_atvieira.pdf892,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.