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dc.contributor.advisorCosta, Nelson Barros da-
dc.contributor.authorBlock, Mônica Dourado Furtado-
dc.date.accessioned2013-10-10T14:23:30Z-
dc.date.available2013-10-10T14:23:30Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationBlock, M. D. F.; Costa, N. B. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6129-
dc.descriptionBLOCK, Mônica Dourado Furtado. Caracterização discursiva da Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.description.abstractIn this research; we investigate the main discursive characteristics of the Movement called Bossa Nova in the Brazilian Popular Music discourse in the music of João Gilberto; Antônio Carlos Jobim; Vinícius de Moraes; Roberto Menescal; Carlos Lyra; Ronaldo Bôscoli and Newton Mendonça; Our theoretical support is the one of the French Discourse Analysis, as delineated by Dominique Maingueneau (1997;2001b); Central concepts in this work are: discursive position and scenographic; ethical and linguistic investments (MAINGUENEAU; 2001b); To accomplish our task; we followed seven steps: 1; We showed who the predecessors were and the influence received by Bossa Nova; 2; We told the movement history; 3; We identified the principal representatives and their legacy to the Brazilian music; 4; We made the description of the musical notion of Bossa Nova concerning the verbal and musical plan; 5; We described the characteristics of the movement; 6; We demonstrated how the phonographic market was at the time and the decisive moments of Bossa nova; and 7; We ended up by analysing the songs; As we studied the corpus; we verified the scenographic investments: open spaces such as the nature; the sea; the beach; or closed ones such as inside an apartment; a plane or a bar; etc; in relation to the ethical investments: we found lyric; passionate; nostalgic; sad and sensitive individuals; as for the language code; we identified examples of internal and external plurilinguism; concerning the choice of vocabulary: the use of colloquial language; including slang of that epoch; metaphors; repetitions; comparisons; paranomasia; puns or play on words; citations; etc; and the dialogues with some Afro-Brazilian religions and concrete party; and so forthpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLingua Portuguesapt_BR
dc.subjectDiscurso Literomusical brasileiropt_BR
dc.subjectPosicionamentopt_BR
dc.subjectInvestimentos Cenográficopt_BR
dc.subjectÉtico e Lingüísticopt_BR
dc.subjectBrazilian Popular Music Discoursept_BR
dc.subjectDiscursive Positionpt_BR
dc.subjectScenographicpt_BR
dc.subjectEthical and Linguistic Investmentspt_BR
dc.subjectBossa Nova - História e Críticapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectCanções - Brasil - História e Críticapt_BR
dc.subjectMúsica e Linguagempt_BR
dc.titleCaracterização discursiva da Bossa Nova no discurso literomusical brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa; investigamos as principais características discursivas do Movimento Bossa Nova; no discurso literomusical brasileiro; nas composições de João Gilberto; Antônio Carlos Jobim; Vinícius de Moraes; Roberto Menescal; Carlos Lyra; Ronaldo Bôscoli e Newton Mendonça; Nosso suporte teórico é o da Análise de Discurso de linha francesa; conforme delineada por Dominique Maingueneau (1997; 2001b); São conceitos centrais neste trabalho; posicionamento e investimentos cenográfico; ético e lingüístico (MAINGUENEAU; 2001b); Para efetuar nossa tarefa; cumprimos sete etapas; 1 Mostramos quais foram os precursores e as influências recebidas pela Bossa Nova; 2 Historiamos o movimento; 3 Nomeamos os representantes principais com o seu legado para a música brasileira; 4 Fizemos a descrição da concepção musical da Bossa Nova nos planos verbal e musical; 5 Descrevemos as características do Movimento; 6 Demonstramos como era o mercado fonográfico na época e os momentos decisivos da Bossa Nova; e 7 Finalizamos com a análise das canções; Estudando os corpus; verificamos os investimentos cenográficos; ambientes abertos; como a natureza; o mar; a praia; ou fechados; como dentro de um apartamento; de um avião ou de um bar etc; em relação aos investimentos éticos; encontramos ethé de sujeitos líricos; enamorados; saudosos; tristes e sensíveis etc; quanto ao código lingüístico; identificamos exemplos de plurilingüismo interno e externo; e; no concernente à escolha de vocabulário; o uso de linguagem coloquial; incluindo gírias daquele tempo; há metáforas; repetições; comparações; paranomásia; jogos de palavras; citações; bem como diálogos com o candomblé e a umbanda; com a poesia concreta; dentre outrospt_BR
dc.title.enDiscursive Characterization of Bossa Nova in the Brazilian Popular Music Discoursept_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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