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Tipo: TCC
Título: Trabalho de conclusão de curso e a pandemia de COVID-19: dificuldades enfrentadas por licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Amaral, Felipe de Sousa
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Monografia;Saúde Mental;Orientador;Covid-19
Data do documento: 2021
Citação: AMARAL, Felipe de Sousa. Trabalho de conclusão de curso e a pandemia de COVID-19: dificuldades enfrentadas por licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este trabalho buscou investigar as dificuldades enfrentadas na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) no ano letivo de 2020. Além disso, pretendeu-se avaliar como a pandemia da COVID-19 e suas consequências impactaram neste processo e também entender como foi a atuação dos orientadores neste contexto. Para tal, a pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa e como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado autopreenchido, enviado aos participantes via e-mail. Para a construção do questionário foram consultados outros trabalhos de temática similar e a partir da análise destes foram pré-estabelecidas sete categorias de dificuldades, presentes no questionário como perguntas. Durante a análise dos dados obtidos, foi possível identificar uma grande associação de dificuldades relacionadas à produção técnica do trabalho e às questões psicológicas. Além disso, percebeu-se que a pandemia gerou ou intensificou problemas pré-existentes associados à saúde mental dos participantes. Quanto à orientação, destacou-se o papel fundamental dos orientadores na produção do TCC, podendo impactar tanto positivamente quanto negativamente no processo. Por fim, o presente trabalho traz contribuições importantes para o entendimento da produção monográfica neste período de pandemia, podendo assim subsidiar ações preventivas quanto às dificuldades destacadas.
Abstract: This study sought to investigate the difficulties faced in the preparation of the Course Conclusion Paper by Undergraduates in Biological Sciences at the Federal University of Ceará in the 2020 academic year. Furthermore, it was intended to assess how the COVID-19 pandemic and its consequences impacted this process and also understand how the supervisors acted in this context. To this end, the survey is characterized as qualitative and as a data collection instrument, a semi-structured self-completed questionnaire was used, sent to the participants via e-mail. For the construction of the questionnaire, other works with similar themes were consulted, and based on their analysis, seven categories of difficulties were pre-established, present in the questionnaire as questions. During the analysis of the data obtained, it was possible to identify a large association of difficulties related to the technical production of the work and psychological issues. In addition, it was noticed that the pandemic generated or intensified preexisting problems associated with the mental health of the participants. As for guidance, the fundamental role in the production of the TCC was highlighted, which can impact both positively and negatively in the process. Finally, the present work brings important contributions to the understanding of the monographic production in this pandemic period, thus being able to support preventive actions regarding the highlighted difficulties.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61258
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