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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDieb, Messias Holanda-
dc.contributor.authorCarneiro, Lívia Vera Bezerra-
dc.date.accessioned2021-10-14T18:39:29Z-
dc.date.available2021-10-14T18:39:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Lívia Vera Bezerra. Formação de educadores bilíngues para atuar na educação infantil: uma reflexão. Orientador: Messias Holanda Dieb. 2021. 56f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61203-
dc.description.abstractThe presente paper aims at assessing the training of pedagogical professionals to work in early childhood education in private bilingual (Portuguese / English) schools in Fortaleza - CE. To achieve our objective, the works of Harmers and Blanc (2000) for understanding bilingual education, by Fávaro (2009), which bases the questions about bilingual education for children and Ostetto (2008) on teacher training, were used as theoretical support. In early childhood education. Six teachers participated in this research, and they are professors from Specialized Studies departments, Fundamentals of Education, and Theory and Practice of Teaching. The data shows that the teachers already know the bilingual educator's training, but it is still a project out of FACED's reality. Federal guidelines are necessary, such as state-level, to enter into a discussion about which path to follow, whether in initial, continuing, or in-service training. In this sense, we can conclude that the bilingual educator's training needs to follow paths closer to the demands, not only mercantile but also academic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectEnsino Bilínguept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducatorpt_BR
dc.subjectBilingual Educationpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleFormação de educadores bilíngues para atuar na educação infantil: uma reflexãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva dos professores do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre a formação de profissionais pedagogos para atuarem na educação infantil de escolas bilíngues (português/inglês) particulares de Fortaleza – CE. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados, como apoio teórico, os trabalhos de Harmers e Blanc (2000) para o entendimento do ensino bilíngue; de Fávaro (2009), a qual fundamenta as questões acerca da educação bilíngue infantil; e Ostetto (2008), sobre a formação de professores em educação infantil. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram professores dos departamentos de Estudos Especializados; Fundamentos da Educação; e Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação (FACED) da UFC. Ao todo, participaram seis professores. Os dados, após serem analisados, mostram que a formação do pedagogo bilíngue já é de conhecimento dos docentes, mas ainda é um projeto fora da realidade da FACED. Além disso, precisa de diretrizes a nível federal e estadual para, então, entrar em discussão sobre qual caminho trilhar, seja na formação inicial, continuada ou em serviço. Nesse sentido, podemos concluir que a formação do pedagogo bilíngue precisa trilhar caminhos mais próximos às demandas não apenas mercantilistas, mas também acadêmicas.pt_BR
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