Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61189
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Daiane de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Almeida, Sandrivânia Soares Maia | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:01:17Z | - |
dc.date.available | 2021-10-14T17:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61189 | - |
dc.description.abstract | In recent years, Brazil has witnessed an increase in the offer of places for Higher Education Institutions (HEI), provided by the introduction of various public policies. The increase in this number is, in part, due to the expansion of HEI to medium and small regions. Alongside this, a problem developed: the dependence of public transport on the part of students residing in neighboring cities to travel to the teaching centers. Thus, the provision of safe, quality and available public transport in schools is fundamental for the satisfaction of users and for reducing school dropout rates. Therefore, the objective of the study is to use the concepts of the Reliability Centered Maintenance (RCM) methodology to generate improvements in public transport in schools and, consequently, in the service provided to students at UFC, Campus Russas, residing in the city of Jaguaruana, located in the interior of Ceará. For this, it adopted as methodological procedure the case study and the survey (survey), using a qualitative and quantitative approach, with exploratory and descriptive objectives, having its nature characterized as an applied research. Thus, the first stage is composed of the survey of concepts about the themes worked, while the second presents the collection and processing of data, and in the third stage, applying the RCM methodology. As a result, the need for intervention in the lubrication and cooling system was obtained, for which it was possible to identify the failure modes, significant functions and define the applicable and effective aintenance activities to the system components, which allowed the preparation of the plan maintenance. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transporte Público Escolar | pt_BR |
dc.subject | Manutenção Centrada em Confiabilidade | pt_BR |
dc.subject | Plano de Manutenção | pt_BR |
dc.title | Aplicação da manutenção centrada em confiabilidade para melhoria do transporte público escolar: estudo de caso em uma instituição de ensino superior | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nos últimos anos o Brasil tem presenciado um aumento na oferta de vagas para nas Instituições de Ensino Superior (IES), proporcionado pela instauração de diversas políticas públicas. A crescente nesse número se dá, em parte, devido à expansão das IES para regiões de médio e pequeno porte. Juntamente a isso, uma problemática se desenvolveu: a dependência do meio de transporte público por parte dos estudantes residentes de cidades vizinhas para se locomoverem até os polos de ensino. Assim, a prestação de transporte público escolar seguro, de qualidade e disponível é fundamental para a satisfação dos usuários e diminuição da evasão escolar. Diante disso, o objetivo do estudo é utilizar os conceitos da metodologia de Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) para gerar melhorias ao transporte público escolar e, consequentemente, ao serviço prestado aos estudantes da UFC, Campus Russas, residentes na cidade de Jaguaruana, localizada no interior do Ceará. Para isso, essa adotou como procedimento metodológico o estudo de caso e o survey (levantamento), utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, tendo sua natureza caracterizada como uma pesquisa aplicada. Dessa forma, a primeira etapa é composta pelo levantamento dos conceitos acerca dos temas trabalhados, já a segunda apresenta a coleta e tratamento dos dados para, na terceira, aplicar a metodologia MCC. Como resultados obteve-se a necessidade de intervenção no sistema de lubrificação e arrefecimento, para os quais foi possível identificar os modos de falha, funções significantes e definir as atividades de manutenção aplicáveis e efetivas aos componentes dos sistemas, o que permitiu a elaboração do plano de manutenção. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_ssmalmeida.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.