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dc.contributor.advisorVasconcelos, Sandra Maia Farias-
dc.contributor.authorGomes, Dannytza Serra-
dc.date.accessioned2013-10-10T14:09:34Z-
dc.date.available2013-10-10T14:09:34Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationGomes, D. S.; Vasconcelos, S. M. F. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6116-
dc.descriptionGOMES, Dennytza Serra. Língua Brasileira de Sinais: Escolhas Lexicais e Desenvolvimento do Tópico Discursivo. 2009.104 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes the lexical choices used by the deaf to create and develop an appropriate level of interaction and identify strategies for integration, reformulation and resumed the topic of discourse that occur during the communicative act performed in sign language. To achieve these goals we hold you in the theory of conversational analysis, based on studies Marcuschi (1986) and Kerbrat-Orecchioni (2006). The concepts explored mediating the basic elements of conversation: the exchange of shifts, the topic of discourse markers and conversational. We also make an explanation of the Brazilian sign language based on the work of Quadros (1994) and Coutinho (2000). Our methodological approach has the type of interview, the subjects, materials used and procedures, or recordings of conversations, the manipulation of video, data transcription and selection of the corpus for analysis. Following the presentation of results begins with a quantitative survey that shows the number of signals obtained at each level of education study and analysis of lexical choices by showing how these choices can interfere with or contribute to the progression topical. From this, we can conclude that the lexical choices explain the vast repertoire of sign languages and show that they are not mere reproductions of the iconic oral languages. Moreover, we observed the difficulty of keeping to the topic that there are no significant breaks, but it is evident that this development topic may or may not occur and that this depends on the relevance established by the theme of interaction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectEscolha Lexicalpt_BR
dc.subjectTópico Discursivopt_BR
dc.subjectLanguage Signpt_BR
dc.subjectLexical Choisept_BR
dc.subjectDiscourse Topicpt_BR
dc.subjectLingua Brasileira de Sinais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectAnálise da Conversação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectInteração Social - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectComunicação Interpessoal - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectComunicação Não-Verbal - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectSurdos - Meios de Comunicação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectIconicidade (Linguística)pt_BR
dc.titleLíngua Brasileira de Sinais: escolhas lexicais e desenvolvimento do tópico discursivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa objetiva analisar as escolhas lexicais utilizadas pelo surdo para criar e desenvolver condições adequadas de interação e identificar as estratégias de inserção, reformulação e retomada do tópico discursivo que ocorrem durante o ato comunicativo realizado em língua de sinais. Para alcançar estes objetivos nos amparamos na teoria da Análise da Conversação, tomando como base os estudos de Marcuschi (1986) e Kerbrat-Orecchioni (2006). Os conceitos explorados perpassam pelos elementos básicos da conversação: a troca de turnos, o tópico discursivo e os marcadores conversacionais. Realizamos também uma explanação sobre a língua brasileira de sinais, baseada nos estudos de Quadros (1994) e Coutinho (2000). Nosso percurso metodológico apresenta o tipo de entrevista, os sujeitos, os materiais utilizados e os procedimentos, ou seja, as gravações das conversas, a manipulação dos vídeos, a transcrição dos dados e a seleção do corpus para análise. A seguir, a exposição dos resultados se inicia com um levantamento quantitativo que demonstra o número de sinais obtidos em cada nível de escolaridade estudado e a análise das escolhas lexicais demonstrando de que forma essas escolhas podem interferir ou contribuir para a progressão tópica. A partir disso, pudemos concluir que as escolhas lexicais explicitam o vasto repertório das línguas de sinais e evidenciam que estas não meras reproduções icônicas das línguas orais. Além disso, observamos a dificuldade de manutenção do tópico para que não ocorram quebras significativas, mas também, comprovamos que esse desenvolvimento tópico pode ou não ocorrer e que isso depende da relevância estabelecida pelo tema da interação.pt_BR
dc.title.enBrasilian Language Sign: lexical choice and developing discourse topicpt_BR
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