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dc.contributor.authorKurowsky, Kleber-
dc.date.accessioned2021-10-13T14:25:25Z-
dc.date.available2021-10-13T14:25:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationKUROWSKY, Kleber. A condição de simulacro da ficção moderna no conto As Ruínas Circulares de Jorge Luis Borges. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 182-199, jul./set. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61131-
dc.description.abstractFiction assumes a very singular position in the field of literary studies. It is, simultaneously, one of the main pillars of any literary analysis and an aspect frequently forgotten. Even in contemporaneity, in which the fictional pact is generally accepted without great problems, including the cases where fiction has a very fragmented perspective of reality, touching the subject of the nature of fiction through literature can cause contention. Having this in mind, this article’s objective is to analyze the short story “The Circular Ruins” by Argentine author Jorge Luis Borges, with emphasis in the way the narrative develops new points of view about fiction and how the short story deals with the aesthetic and metaphysical details of the act of creating a fictional work. To create this argumentation, we will use, mainly, the fundamental discussion about fiction that comes from the texts and correspondence between the authors Henry James and Robert Louis Stevenson, as well as previous studies about Borges’ works.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBorges, Jorge Luis, 1899-1986pt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleA condição de simulacro da ficção moderna no conto As Ruínas Circulares de Jorge Luis Borgespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ficção assume uma posição bastante singular dentro do campo dos estudos literários. É, simultaneamente, um dos principais pilares de qualquer análise literária e um elemento frequentemente esquecido de ser abordado. Mesmo na contemporaneidade, em que o pacto ficcional é geralmente aceito sem grandes percalços, incluindo os casos em que a ficção assume uma posição fragmentária frente à realidade, abordar a natureza da ficção através da literatura pode ser causa de contensão. Tendo isso em vista, o objetivo deste artigo é analisar o conto “As Ruínas Circulares” (2007) do autor argentino Jorge Luis Borges, com ênfase na maneira com que a narrativa elabora novos pontos de vista acerca da ficção e como o conto aborda os pormenores estéticos e metafísicos do ato de criar uma obra ficcional. Para a construção desta argumentação, partiremos, principalmente, da discussão fundamental sobre a ficção que surge dos textos e correspondências dos autores Henry James e Robert Louis Stevenson, bem como de estudos prévios sobre a obra de Borges.pt_BR
dc.title.enModern fiction's simulacrum condition in the short story The Circular Ruins by Jorge Luis Borgespt_BR
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