Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61130
Tipo: Resumo
Título: Desenvolvimento de estratégias para melhoria da segurança do paciente
Autor(es): Menezes, Renata de Sousa
Passos, Ana Cláudia de Brito
Monteiro, Mirian Parente
Palavras-chave: Segurança do paciente;Uso de medicamentos;Educação em saúde;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MENEZES, Renata de Sousa; PASSOS, Ana Cláudia de Brito; MONTEIRO, Mirian Parente. Desenvolvimento de estratégias para melhoria da segurança do paciente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos se insere na sociedade através de seus projetos de extensão que buscam a promoção de um uso seguro, racional e efetivo dos mesmos e a redução dos eventos adversos. A segurança do paciente é um dos atributos da qualidade em saúde, com a efetividade, a centralidade no paciente, a oportunidade do cuidado, a eficiência e a equidade. Este estudo tem como objetivo levantar dados para elaboração de informativos voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde que são atendidos no Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda (HMJEH), em Maracanaú, com foco para a segurança do paciente. Realizou-se pesquisa bibliográfica para elaborar um questionário com base nas metas de segurança do paciente o qual serviu de roteiro para a realização de um estudo observacional, visando conhecer o HMJEH e elaborar materiais informativos que possam ser mais efetivos. O questionário elaborado contém dezessete perguntas englobando as principais metas de segurança do paciente e serviu para observação dos profissionais de enfermagem (02 técnicos de enfermagem e 01 enfermeira) de cada clínica de internação totalizando 21 profissionais. A observação durou em média uma hora para cada profissional. Após a realização do estudo observacional verificou-se que 20% dos profissionais realizaram a higienização das mãos; 52% conferiram a identificação do paciente; 29% se identificaram para o paciente; e os itens para prevenção de queda estavam 100% inadequados. Quanto à prevenção de lesão por pressão, não foi observado reposicionamento de paciente e na administração de medicamentos 43% não informaram o tipo de medicamento a ser administrado. A partir dos dados obtidos verificou-se as áreas frágeis em relação à segurança do paciente e a elaboração dos materiais informativos poderá instrumentalizar os pacientes para um cuidado mais seguro, fazendo com que os pacientes possam estar atentos as práticas realizadas pela equipe de enfermagem visando melhorias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61130
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rsmenezes.pdf44,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.