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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gasparete, Luiz Philip | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T18:08:16Z | - |
dc.date.available | 2021-10-08T18:08:16Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GASPARETE, Luiz Philip. Que horas eram? Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 126-141, jul./set. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61089 | - |
dc.description.abstract | The work compares the interpretations made in the essay “Machado Maxixe” by José Miguel Wisnik and in the article “Entre o violoncelo e o cavaquinho” by Idelber Avelar about the short stories “O machete” (1878) and “Um homem célebre” (1888), both by Machado de Assis. The article summarizes the main theses of each critic and confronts their divergences. Then, the paper return to the informations provided by Luiz Felipe de Alencastro in “Vida privada e ordem privada no Império”, one of Wisnik's main sources, to discuss some contestable premises that appear in the two critical readings. In the end, this text analyzes the way, reversing Roberto Schwarz's formulation ideias fora do lugar, Wisnik postulates the formulation lugar fora das ideias. The work defends that it would be more appropriate to use the formulation lugar à revelia das ideias in order to describe with greater precision what happens in the specific case of “Um homem célebre”. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ideias | pt_BR |
dc.subject | Lugar | pt_BR |
dc.subject | Música Popular | pt_BR |
dc.subject | Machado de Assis | pt_BR |
dc.subject | Escravidão | pt_BR |
dc.title | Que horas eram? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho realiza uma comparação das interpretações feitas no ensaio “Machado Maxixe” por José Miguel Wisnik e no artigo “Entre o violoncelo e o cavaquinho” por Idelber Avelar a propósito dos contos “O machete” (1878) e “Um homem célebre” (1888), ambos de Machado de Assis. O artigo faz uma síntese das teses principais de cada um dos críticos e, em seguida, um cotejo de suas divergências. Depois, retomam-se os dados fornecidos por Luiz Felipe de Alencastro em “Vida privada e ordem privada no Império”, uma das principais fontes de Wisnik, para discutir algumas premissas contestáveis que comparecem nas duas leituras críticas. Ao fim, este texto analisa o modo como, invertendo a formulação de Roberto Schwarz a respeito das ideias fora do lugar, Wisnik postula um lugar fora das ideias. Defende-se que seria mais apropriado pensar em um lugar à revelia das ideias para descrever com maior precisão o que se passa no caso específico de “Um homem célebre”. | pt_BR |
dc.title.en | What time was it? | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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