Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61019
Type: | TCC |
Title: | O papel do(a) professor(a) no trabalho com arte na educação infantil: a experiência do Espaço Aquarela |
Authors: | Farias, Anamélia Sampaio |
Advisor: | Goldberg, Luciane Germano |
Keywords: | Educação Infantil;Arte na Educação Infantil;Papel do(a) professor(a) na Educação Infantil;Abordagem pedagógica de Reggio Emilia;Early Childhood Education;Reggio Emilia’s Pedagogical Approach |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | FARIAS, Anamélia Sampaio. O papel do(a) professor(a) no trabalho com arte na educação infantil: a experiência do Espaço Aquarela. Orientadora: Luciane Germano Goldberg. 2020. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa, de abordagem qualitativa (MINAYO, 1994), foi realizada no segundo semestre de 2019 e apresenta um estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006; ALVES-MAZZOTTI, 2006) acerca do trabalho com arte realizado por uma pedagoga em uma turma mista de crianças do Infantil 3, 4 e 5, na Aquarela Espaço Infantil, localizada em Fortaleza/Ce. Tem como objetivo principal refletir acerca do papel do(a) professor(a) de Educação Infantil no planejamento de experiências estéticas (LARROSA, 2002; DEWEY, 2010; PINAZZA; GOBBI, 2014), organização de espaços, intervenções pedagógicas e documentação do processo artístico dessas crianças, tendo como base a abordagem pedagógica de Reggio Emilia (EDWARDS; GANDINI; FORMAN, 2016). Para isso, além do estudo bibliográfico da temática, foram utilizadas como instrumentos de pesquisa a observação participante, entrevistas semiestruturadas com a docente e a coordenação da instituição, a elaboração de um diário de campo e a análise documental. A partir desta investigação, foram observadas e analisadas vivências artísticas realizadas com as crianças e que envolveram suas participações no Projeto Mamulengos, na elaboração de desenhos e de pinturas e na modelagem com argila. Diante da proposta de Reggio Emilia, foi possível constatar, através da pesquisa de campo, que as práticas pedagógicas da professora alinham-se com a abordagem, na qual a Aquarela, enquanto instituição, se inspira. Para isso, foram levadas em conta características comuns aos(às) professores(as) que trabalham com arte nas escolas reggianas, dentre as quais estão o planejamento a partir de um olhar sensível para as necessidades e interesses dos pequenos; a disponibilização de espaços e materiais variados e adequados; a criação de contextos para intervenções pedagógicas que desafiam ao invés de darem respostas, fazendo com que a arte seja, além de uma expressão singular da criança, um momento de aprendizado; a reflexão do(a) professor(a) e das crianças com o uso da documentação pedagógica. Além disso, esta pesquisa demonstrou a importância da formação do(a) pedagogo(a), não apenas do que diz respeito à arte infantil, mas também da própria formação estética, a fim de que possa promover experiências significativas nesse sentido. |
Abstract: | This research, using a qualitative approach (MINAYO, 1994), was carried out during the second semester of 2019 and presents a case study (CHIZZOTTI, 2006; ALVES-MAZZOTTI, 2006) concerning the art work of a pedagogue in a multi-age classroom with children at the age of 3, 4 and 5 years old, at Aquarela Espaço Infantil, institution located in Fortaleza/Ce. Its main objective is to reflect on the role of the Early Childhood Education teacher in planning aesthetic experiences (LARROSA, 2002; DEWEY, 2010; PINAZZA; GOBBI, 2014), organizing spaces, pedagogical interventions and documenting the artistic process of these children, based on the Reggio Emilia's pedagogical approach (EDWARDS; GANDINI; FORMAN, 2016). To make this possible, in addition to the bibliographic study of the theme, participant observation, semi-structured interviews with the teacher and the educational supervisor, the preparation of a field diary and document analysis were used as research instruments. From this investigation, it was observed and analyzed artistic activities made with the children, involving their participation in the Mamulengos Project, in the creation of drawings and paintings and in clay modeling. In view of Reggio Emilia's proposal, it was possible to verify, through field research, that the teacher's pedagogical practices are aligned with the approach, in which Aquarela, as an institution, is inspired. For this, characteristics common to teachers who work with arte in Reggian schools were taken into account, among which are the planning from a sensitive perspective to the needs and interests of the small ones; the provision of varied and adequate spaces and materials; the creation of contexts for pedagogical interventions that challenge rather than give answers, making the art, in addition to a unique expression of the child, also a moment of learning; the reflection of the teacher and children with the use of pedagogical documentation. In addition, this research demonstrated the importance of educating the educator, not only concerning children's art, but also aesthetic training itself, in order to promote meaningful experiences in this regard. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61019 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_asfarias.pdf | 58,51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.