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Tipo: TCC
Título: Análise dos benefícios das ações de marketing de relacionamento no intermediário: um estudo de caso em uma distribuidora de autopeças cearense
Autor(es): Cunha, Carla Farias de Paula Dias da
Orientador: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Palavras-chave: Marketing de relacionamento;Business to business;Benefícios do Marketing relacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Data do documento: 2021
Citação: CUNHA, Carla Farias de Paula Dias da. Análise dos benefícios das ações de marketing de relacionamento no intermediário: um estudo de caso em uma distribuidora de autopeças cearense. 2021. 51 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar os benefícios apresentados pela adoção do marketing relacional por uma distribuidora de autopeças cearense de médio porte, sendo, portanto, tema atual e relevante. Assim, o estudo baseia-se em uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e a forma de investigação foi um estudo de caso. Quanto aos instrumentos de coleta, foram utilizados a entrevista, o questionário, a observação e os documentos fornecidos pela empresa. Percebeu-se com maior precisão a visão das gestoras e a visão dos colaboradores sobre o marketing relacional na empresa, identificando com clareza como as ações de marketing, como programas de fidelidade, ações em datas comemorativas e campanhas de vendas para os colaboradores e clientes impactam no desempenho da equipe de vendas. Os benefícios identificados para empresa e fornecedor são variados, tais como fidelização, criação de um canal de comunicação ativo e oferta de valor, geração de objetivos mútuos, segurança e qualidade do produto oferecido. Verificou-se também como as campanhas de incentivo e a presença do fornecedor geram resultados significativos no crescimento das vendas dos colaborados. Além disso, possibilitou a compreensão das limitações do processo estudado.
Abstract: The present research aimed to identify the benefits presented by the adoption of relational marketing by a medium-sized auto parts distributor in Ceará, which is, therefore, a current and relevant topic. Thus, the study is based on a descriptive research, with a qualitative approach and the form of investigation was a case study. As for the collection instruments, the interview, questionnaire, observation and documents provided by the company were used. The managers' vision and the employees' vision of relational marketing in the company were more accurately perceived, clearly identifying how marketing actions, such as loyalty programs, actions on commemorative dates and sales campaigns for employees and customers, impact in the performance of the sales team. The benefits identified for the company and supplier are varied, such as loyalty, creation of an active communication channel and value offer, generation of mutual goals, safety and quality of the product offered. It was also verified how the incentive campaigns and the presence of the supplier generate significant results in the sales growth of employees. In addition, it made it possible to understand the limitations of the studied process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60991
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