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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorA-mi, Jo-
dc.contributor.authorNascimento, José Lucas Araújo do-
dc.date.accessioned2021-10-07T11:41:51Z-
dc.date.available2021-10-07T11:41:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, José Lucas Araújo do. Pretografias: uma poética com a comunidade remanescente de quilombo três irmãos. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60981-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the processes of invention, production, and experience of Pretographies as poetics of creation in/with art in the Remaining Community of Quilombo Três Irmãos - located in Croatá-CE. The methodological organization of the research establishes a dialogue with cartography, according to Passos and Barros (2015), tracing the emergence of a decolonial poetic image, which is also thought of with the Somatic Performative Research method developed by Fernandes (2015). To that end, the text is divided in three parts: “Pretografias: poética-processo”, “Pretografias: pele-cascas”, and “Pretografias: pele-poeira”. The first one, “Pretografias: poética-processo”, provides an overview of how the concept of Pretografias is designed and it is presented through the photoperformance “Pele Preta” (Black Skin), a pretographic experience, which its creation process takes place through writings in the skin itself, dialoguing with the concept of "escrevivência" by Conceição Evaristo. The second part, “Pretografias: pele cascas”, proposes a creation experience with community members based on visual compositions made with the paint from the bark of trees. The third part “Pretografias: pele-poeira”, re-signified, narrates aspects of the historical, social and cultural context of the aforementioned quilombola community, pointing out, moreover, the tensions of regulation (GOMES, 2011), which stem from the coloniality of power, knowledge and being (MIGNOLO, 2010) that cross the emancipatory knowledge of black corporeality. The main theoretical contribution of this research, as the consolidation of a knowledge that must be established beyond the hegemonic epistemologies, was: Sílvio Almeida (2019), Conceição Evaristo (2018), Djamila Ribeiro (2017), Mbembe (2018), Patricio Guerrero Arias (2010).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArte pretapt_BR
dc.subjectComunidade quilombolapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectPretografiaspt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.titlePretografias: uma poética com a comunidade remanescente de quilombo três irmãospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre os processos de invenção, produção e vivência de Petrografias como poéticas de criação em/com arte na Comunidade Remanescente de Quilombo Três Irmãos - localizada na cidade de Croatá-CE. A organização metodológica da pesquisa dialoga com a cartografia, conforme xs autorxs Passos e Barros (2015), traçando o surgimento de uma imagem poética decolonial que se pensa, também, com o método de Pesquisa Somático-Performativa, desenvolvido em Fernandes (2015). Para tanto, o texto está dividido em três partes: “Pretografias: poética processo”, “Pretografias: pele-cascas” e “Pretografias: pele-poeira”. A primeira delas, “Pretografias: poética-processo”, traz um apanhado a respeito de como é desenhado o conceito de Pretografias e se apresenta pela fotoperformance “Pele Preta”, uma experiência pretográfica, cujo processo de criação se dá com a escritura na própria pele, dialogando com o conceito de escrevivência, de Conceição Evaristo. A segunda parte, “Pretografias: pele-cascas”, propõe uma experiência de criação com membros da comunidade a partir de composições visuais feitas com a tinta das cascas das árvores. A terceira parte “Pretografias: pele-poeira”, ressignificada, narra aspectos do contexto histórico, social e cultural da comunidade quilombola supracitada, apontando, inclusive, as tensões de regulação (GOMES, 2011), frutos da colonialidade do poder, do saber e do ser (MIGNOLO, 2010) que atravessam os saberes emancipatórios das corporeidades negras. O principal aporte teórico desta pesquisa, enquanto consolidação de um conhecimento/saber que deve se estabelecer para além das epistemologias hegemônicas, foi: Sílvio Almeida (2019), Conceição Evaristo (2018), Djamila Ribeiro (2017), Mbembe (2018), Patricio Guerrero Arias (2010).pt_BR
dc.title.enPretography: a poetic with the remaining community of quilombo three brotherspt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

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