Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNobre, Francisca Janette Silva-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Valdênia Falcão do-
dc.date.accessioned2021-10-06T18:52:22Z-
dc.date.available2021-10-06T18:52:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNOBRE, Francisca Janette Silva; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Mapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aula. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 1, n. 10, p. 51-66, ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60972-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEnsino de ELEpt_BR
dc.titleMapa conceitual e ensino de ELE: uma proposta para a produção textual em sala de aulapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho, objetivamos apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como recurso didático, bem como apresentar uma proposta didática para o ensino da expressão escrita em aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE). Para tanto, tomamos como base os pressupostos da teoria sobre aprendizagem significativa (AS), proposta pelo psicólogo David Ausubel (2003), e a técnica de elaboração de mapas conceituais criada por Novak (1984), como estratégia para o favorecimento da aprendizagem significativa. A seguinte questão de pesquisa norteou nossa investigação: de que forma o uso de mapas conceituais em sala de aula pode ajudar os alunos na aquisição da expressão escrita em ELE? A pesquisa proposta é de natureza qualitativa, uma vez que buscamos, a partir da literatura da área, apresentar uma reflexão crítica sobre o uso de mapas conceituais como estratégia didática em sala de aula e, ainda, fazer sugestão de aplicação de uma proposta didática baseada no uso de tais mapas, para turmas do Ensino Médio. Almejamos, assim, proporcionar contribuições teóricas para professores de ELE que estejam comprometidos com um ensino voltado para o real desenvolvimento da competência comunicativa dos seus alunos.pt_BR
dc.description.abstract-esEn el presente trabajo, objetivamos presentar una reflexión crítica sobre el uso de mapas conceptuales como recurso didáctico, así como presentar una propuesta didáctica para la enseñanza de la expresión escrita en clases de español como lengua extranjera (ELE). Para tanto, tomamos como base los presupuestos de la teoría sobre el aprendizaje significativo (AS), propuesta por el psicólogo David Ausubel (2003), y la técnica de elaboración de mapas conceptuales creada por Novak (1984), como estrategia para el favorecimiento del aprendizaje significativo. El siguiente interrogante norteó nuestra investigación: ¿De qué forma el uso de mapas conceptuales en el aula puede ayudar a los alumnos en la adquisición de la expresión escrita en ELE? La investigación es de naturaleza cualitativa, una vez que buscamos, a partir de la literatura del área, presentar una reflexión crítica sobre el uso de mapas conceptuales como estrategia didáctica en aula de clase y, todavía, hacer sugerencia de aplicación de una propuesta didáctica basada en el uso de tales mapas, para grupos de la Enseñanza Media. Anhelamos, así, proporcionar aportes teóricos para profesores de ELE que estén comprometidos con una enseñanza vuelta para el real desarrollo de la competencia comunicativa de los alumnos.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_fjsnobre_mvfnascimento.pdf379,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.