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Tipo: TCC
Título: A Engenharia de software na análise de dois modelos voltados à fase de pré-produção de jogos digitais
Autor(es): Silva, Matheus de Oliveira
Orientador: Chaves, José Osvaldo Mesquita
Palavras-chave: Engenharia de Software;Desenvolvimento de Jogos;Pré-produção;Qualidade
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Matheus de Oliveira. A Engenharia de software na análise de dois modelos voltados à fase de pré-produção de jogos digitais. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021.
Resumo: A engenharia de software é o ramo da computação cujo foco é o desenvolvimento de software de alta qualidade dentro de custos e prazos adequados. Nesse sentido a utilização da Engenharia de Software (ES) para analisar modelos de desenvolvimento de jogos na fase de pré-produção mostra como a área pode ser expandida e mitigar problemas decorrentes do gerenciamento. Jogos são exemplos de softwares que muitas vezes são complexos, devido à sua natureza multidisciplinar, envolvendo som, arte, sistemas de controle, inteligência artificial (IA) e conhecimentos da disciplina de gerência de projetos como um todo, pois da mesma forma que esses softwares são multidisciplinares, suas equipes também são. O ciclo de desenvolvimento de jogos digitais pode ser dividido em etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Este trabalho tem como foco a primeira destas, a pré-produção, etapa inicial do desenvolvimento de um novo software, que muitas vezes possui um investimento altíssimo, e cujas decisões tomadas definirão o rumo do projeto, é também o momento de desenvolver a proposta e adentrar na fase de planejamento. Por fim a pré-produção pode se relacionar bem à engenharia de software pois é a base para um bom planejamento e validação do projeto de software. O trabalho tem como proposta a análise de dois processos de pré-produção sob a perspectiva da engenharia de software.
Abstract: Software engineering is the branch of computer science that focuses on the development of high quality software within adequate costs and deadlines. In this sense, the use of Software Engineering (ES) to analyze game development models in the pre-production phase shows how the area can be expanded and mitigate problems arising from management. Games are examples of software which are often complex due to its multidisciplinary nature, involving sound, art, control systems, artificial intelligence (AI) and knowledge of the project management discipline as a whole, and since these softwares are multidisciplinary, so are their teams. The digital game development cycle can be divided into stages: pre-production, production and post-production. This work focuses on the first of these, pre-production, the initial stage of the development of a new software, which often has a very high investment, and whose decisions will define the direction of the project. It is also the time to develop the proposal and enter the planning phase. Finally, pre-production can relate well to software engineering as it is the basis for good planning and validation of the software project. This work proposes the analysis of two pre-production processes from the perspective of software engineering.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60965
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