Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lindenberg Ribeiro da-
dc.contributor.authorCardoso, Maria Inês Pinheiro-
dc.date.accessioned2021-10-06T16:10:49Z-
dc.date.available2021-10-06T16:10:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Lindenberg Ribeiro da; CARDOSO, Maria Inês Pinheiro. O uso do texto literário em aulas de espanhol como língua estrangeira no centro cearense de idiomas. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 1, n. 10, p. 35-50, ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60960-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTexto literário (TL)pt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanhola como língua estrangeira (ELE)pt_BR
dc.subjectCentro Cearense de Idiomas (CCI)pt_BR
dc.titleO uso do texto literário em aulas de espanhol como língua estrangeira no centro cearense de idiomaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso do texto literário nas aulas de línguas estrangeiras, e de língua espanhola, em particular, é alvo de especial interesse dos docentes dessa área, uma vez que, reconhecida sua importância, sua prática ainda costuma suscitar dúvidas e apreensões. O tema conta com alentada bibliografia, aportes valiosos como o de Maria Dolores Albaladejo García (2007, p. 1), que chama o texto literário de “valioso corpus de língua”; Também Cleudene Aragão e Girlene Silva (Aragão e Silva, 2013, p. 157) que afirmam “Entende-se que, para a construção de um ensino eficaz de LE na escola, é preciso focar na leitura e, assim, obter outros avanços linguísticos”. Na esteira desses aportes teóricos e valendo-nos das oportunidades que o Centro Cearense de Idiomas oferece, analisamos, no presente trabalho, o uso do texto literário em aulas de espanhol como língua estrangeira. Assim, a metodologia científica adotada será a da pesquisa-ação uma vez que o fazer pedagógico do pesquisador-autor também será objeto deste estudo, que visa beneficiar-se, ele mesmo, da experiência, tanto quanto a seus pares e alunos. Procuramos analisar as atividades com o uso do texto literário no ensino de idiomas com o objetivo de selecionar as que se mostraram mais eficazes, e assim auxiliar professores interessados pela temática. Na análise do fazer pedagógico dos professores são registradas suas metodologias, ferramentas e os materiais usados. No que tange aos alunos, verificam-se, através de questionário, quais as metodologias, as ferramentas e os materiais usados pelos professores que resultaram mais significativos para os estudantes. O resultado da pesquisa é o registro e a análise de uma lista de atividades com o uso de texto literário em aulas de espanhol como língua estrangeira.pt_BR
dc.description.abstract-esEl uso del texto literario en las clases de lenguas extranjeras, y de lengua española, en particular, es objeto de especial interés de los docentes de esa área, una vez que, reconocida su importancia, su práctica aún suele suscitar dudas y aprensiones. El tema cuenta con alentada bibliografía, aportes valiosos como el de Albaladejo García (2007, p. 1), que llama el texto literario de “valioso corpus de lengua”; También Cleudene Aragão y Girlene Silva (Aragão e Silva, 2013, p. 157) afirman: “Se entiende que, para la construcción de una enseñanza eficaz de LE en la escuela, es necesario dar atención a la lectura y, así, obtener otros avanzos lingüísticos”. En la estela de esas contribuciones teóricas, y valiéndonos de las oportunidades que el Centro Cearense de Idiomas ofrece, analizamos, en el presente trabajo, el uso del texto literario en clases de español como lengua extranjera. Así, la metodología científica que adoptamos es de la pesquisa acción una vez que el hacer pedagógico del investigador-autor será también objeto de este estudio, que pretende beneficiarse de la experiencia, bien como a sus pares y alumnos. Buscamos analizar las actividades que hagan uso del texto literario en la enseñanza de idiomas con el objetivo de seleccionar las que se muestren más eficaces, y así auxiliar a los profesores interesados en la temática. En el análisis del hecho pedagógico de los profesores se registran sus metodologías, herramientas y materiales utilizados. En lo que concierne a los alumnos, se verificaron, a través de cuestionarios, cuáles entre las metodologías, herramientas y los materiales usados por los profesores fueron más significativos para ellos. El resultado de esta investigación resultó en el registro y análisis de una lista de actividades llevadas a cabo con el uso del texto literario en clases de lengua española como lengua extranjera.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_lrsilva_nipcardoso.pdf242,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.