Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Katia Cilene David da-
dc.contributor.authorLima, Sara de Paula-
dc.contributor.authorFerreira, Bárbara Pereira-
dc.contributor.authorMoreira, Glauber Lima-
dc.date.accessioned2021-10-06T13:48:01Z-
dc.date.available2021-10-06T13:48:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Kátia Cilene David da; LIMA, Sara de Paula; FERREIRA, Bárbara Pereira; MOREIRA, Glauber Lima. O método de ensino montessoriano: uma análise em duas escolas, no Brasil e na Espanha. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 1, n. 10, p. 3-20, ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60950-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação tradicionalpt_BR
dc.subjectMétodo Montessoript_BR
dc.subjectPedagogia ativapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEnsino colaborativopt_BR
dc.titleO método de ensino montessoriano: uma análise em duas escolas, no Brasil e na Espanhapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo propomos uma análise do método montessoriano com o intuito de repensar o sistema tradicional de ensino em uma reflexão sobre sua concepção e abordagem, considerando sua preponderância na maioria das escolas brasileiras e do mundo. Realizamos um estudo comparativo em duas escolas de tendência renovada, na cidade de Fortaleza-Brasil e na cidade de Burgos-Espanha, que se opõe ao sistema tradicional. Em linhas gerais, o delineamento da pesquisa deu-se por meio da coleta de dados a partir de entrevista, observação, levantamento bibliográfico e de materiais didáticos. Nesse sentido, verificamos que a escola ativa investe na motivação, na valorização do trabalho da criança e na primazia de sua liberdade. Os resultados também mostram que as escolas investigadas investem na criatividade por meio da ludicidade e do pensar com base na autorresponsabilidade e autorreflexão, em uma aprendizagem colaborativa em razão do respeito ao outro e à natureza.pt_BR
dc.description.abstract-esEn este artículo proponemos un análisis del método montessoriano con el propósito de repensar el sistema tradicional de enseñanza, que hoy tiene preponderancia en la mayoría de las escuelas brasileñas y del mundo. Realizamos un estudio comparativo en dos escuelas de tendencia renovada, en Brasil y en España que se opone al sistema tradicional. En líneas generales el delineamiento de la investigación se dio por medio de la recolección de datos que involucran entrevista, observación, levantamiento bibliográfico y análisis de materiales. De ahí, verificamos que la escuela activa inviste en la motivación y en la valorización del trabajo del niño en la primacía de su libertad. Los resultados también muestran que las escuelas investigadas invierten en la creatividad por medio de la ludicidad y del pensar con base en la autorresponsabilidad y el autorreflexión, en un aprendizaje colaborativo en razón del respeto al otro y a la naturaleza.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_kcdsilva_splima_bpferreira_glmoreira.pdf587,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.