Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Katia Cilene David da | - |
dc.contributor.author | Lima, Sara de Paula | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Bárbara Pereira | - |
dc.contributor.author | Moreira, Glauber Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T13:48:01Z | - |
dc.date.available | 2021-10-06T13:48:01Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kátia Cilene David da; LIMA, Sara de Paula; FERREIRA, Bárbara Pereira; MOREIRA, Glauber Lima. O método de ensino montessoriano: uma análise em duas escolas, no Brasil e na Espanha. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 1, n. 10, p. 3-20, ago. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-0099 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60950 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica do GEPPELE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação tradicional | pt_BR |
dc.subject | Método Montessori | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia ativa | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ensino colaborativo | pt_BR |
dc.title | O método de ensino montessoriano: uma análise em duas escolas, no Brasil e na Espanha | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo propomos uma análise do método montessoriano com o intuito de repensar o sistema tradicional de ensino em uma reflexão sobre sua concepção e abordagem, considerando sua preponderância na maioria das escolas brasileiras e do mundo. Realizamos um estudo comparativo em duas escolas de tendência renovada, na cidade de Fortaleza-Brasil e na cidade de Burgos-Espanha, que se opõe ao sistema tradicional. Em linhas gerais, o delineamento da pesquisa deu-se por meio da coleta de dados a partir de entrevista, observação, levantamento bibliográfico e de materiais didáticos. Nesse sentido, verificamos que a escola ativa investe na motivação, na valorização do trabalho da criança e na primazia de sua liberdade. Os resultados também mostram que as escolas investigadas investem na criatividade por meio da ludicidade e do pensar com base na autorresponsabilidade e autorreflexão, em uma aprendizagem colaborativa em razão do respeito ao outro e à natureza. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | En este artículo proponemos un análisis del método montessoriano con el propósito de repensar el sistema tradicional de enseñanza, que hoy tiene preponderancia en la mayoría de las escuelas brasileñas y del mundo. Realizamos un estudio comparativo en dos escuelas de tendencia renovada, en Brasil y en España que se opone al sistema tradicional. En líneas generales el delineamiento de la investigación se dio por medio de la recolección de datos que involucran entrevista, observación, levantamiento bibliográfico y análisis de materiales. De ahí, verificamos que la escuela activa inviste en la motivación y en la valorización del trabajo del niño en la primacía de su libertad. Los resultados también muestran que las escuelas investigadas invierten en la creatividad por medio de la ludicidad y del pensar con base en la autorresponsabilidad y el autorreflexión, en un aprendizaje colaborativo en razón del respeto al otro y a la naturaleza. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_kcdsilva_splima_bpferreira_glmoreira.pdf | 587,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.