Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60940
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNogueira, Antônia Diana Braga-
dc.contributor.authorPereira, Clebson Dantas Uchoa-
dc.date.accessioned2021-10-06T12:05:24Z-
dc.date.available2021-10-06T12:05:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPEREIRA, Clebson Dantas Uchoa. Uma aplicação móvel para divulgação de resultados e conteúdo de jogos de futebol feminino. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60940-
dc.description.abstractFootball is historically a male sport, but in recent years its female sport has been gaining more and more notoriety, with the growth of professional female teams and their presence in the media. Parallel to this, the application market is growing and tends to follow people’s interest, in the world of football it was no different, soon there were numerous phone applications that bring content about the sport to their fans. However, current football-oriented apps expose men’s football content as a priority, so that content about women’s football is deprioritized, which generates applications that do not reflect the interests of users whose main interest is women’s football . In this context, this work aims to develop an application with game content, results, news and other information about women’s football. The development model and the objective of each stage is defined along with the milestones and deliverables for the continuation of the work, documenting the entire process of the software life cycle, from its conception to its delivery, the challenges encountered, the technical decisions made and the description of the stages of development. A brief market analysis is carried out to assess the public’s interest in a women’s soccer application, after which the proposed application’s functionalities are defined, through a survey of the functionalities of existing soccer applications. Then, the tools and other technical decisions for standardizing and implementing the features are defined. With the modeling decisions completed, application coding is performed, resulting in the executable application. At the end of development, the application is then made available for users to download and use. Finally, the available application is validated through an evaluation survey, where users who feel comfortable can answer a questionnaire that assesses their satisfaction with the functions and use of the women’s soccer application, in order to assess whether the work met audience expectations and delivered a satisfying experience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEsportes femininospt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectSoftware- Desenvolvimentopt_BR
dc.titleUma aplicação móvel para divulgação de resultados e conteúdo de jogos de futebol femininopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO futebol é um esporte historicamente masculino, mas nos últimos anos sua modalidade feminina veio ganhando cada vez mais notoriedade, com o crescimento dos times femininos profissionais e de sua presença nos meios de comunicação. Paralelo a isso, o mercado de aplicativos é crescente e tende a acompanhar o interesse das pessoas, no mundo do futebol não foi diferente, logo surgiram inúmeros aplicativos de telefone que trazem conteúdos sobre o esporte para seus fãs. No entanto, os atuais aplicativos de cunho futebolístico expõem o conteúdo de futebol masculino de forma prioritária, de modo que o conteúdo acerca de futebol feminino é despriorizado, o que gera aplicativos que não refletem o interesses dos usuários que tem como principal interesse o futebol feminino. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo com conteúdo de jogos, resultados, notícias e demais informações sobre futebol feminino. É definido o modelo de desenvolvimento e o objetivo de cada etapa juntamente dos marcos e entregáveis para o prosseguimento do trabalho, documentando todo o processo do ciclo de vida do software, desde sua concepção até sua entrega, os desafios encontrados, as decisões técnicas tomadas e a descrição das etapas do desenvolvimento. É realizada uma breve análise de mercado para avaliar o interesse do público em um aplicativo de futebol feminino, após isso são definidas as funcionalidades do aplicativo proposto, por meio de um levantamento das funcionalidades de aplicativos de futebol já existentes. Em seguida, são definidas as ferramentas e demais decisões técnicas de padronização e implementação das funcionalidades. Com as decisões de modelagem concluídas, a codificação do aplicativo é realizada, resultando no aplicativo executável. Ao fim do desenvolvimento, o aplicativo é então disponibilizado para que os usuários possam baixá-lo e utilizá-lo. Por último, o aplicativo disponibilizado é validado por meio de uma pesquisa de avaliação, onde os usuários que se sentirem confortáveis poderão responder um questionário que avalia a satisfação com as funções e uso do aplicativo de futebol feminino, com o objetivo de avaliar se o trabalho atendeu às expectativas do público e entregou uma experiência satisfatória.pt_BR
Appears in Collections:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_cdupereira.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.