Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60921
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A educação a distância no Brasil e a inserção da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesse contexto |
Título(s) alternativo(s): | La educación a distancia en Brasil yla inserción de la UniversidadFederal deCeará (UFC) en ese contexto |
Título em inglês: | Distance education in Brazil and the insertion of the Federal UniversityofCeará(UFC)in this context |
Autor(es): | Souza, Francisco Wagner de Alexandre, João Welliandre Carneiro Andriola, Wagner Bandeira Cavalcante, Sueli Maria de Araújo Thomáz, Antônio Clécio Fontelles |
Palavras-chave: | Educação a distância;Universidade virtual;Universidade aberta |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | SOUZA, Francisco Wagner de; ALEXANDRE, João Welliandre Carneiro; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; THOMÁZ, Antônio Clécio Fontelles. A educação a distância no Brasil e a inserção da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesse contexto. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 25, p. 106-129, jan./jun. 2021 |
Resumo: | Desde os primeiros anos do século XX, a educação a distância (EaD) vem sendo utilizada no Brasil como uma alternativa para a expansão e democratização do ensino em diferentes níveis, possibilitando a capacitação de profissionais formados, a obtenção de uma pós-graduação ou, em muitos casos, a primeira graduação, inclusive, para camadas da população com limitações financeiras, de tempo e geográficas, que, sem esse recurso, jamais poderiam alcançar essa meta. Nesse sentido, a Universidade Federal do Ceará (UFC) tem desenvolvido um papel muito importante para a educação do estado do Ceará, através de diversas experiências na modalidade, sobretudo, através de seus cursos de graduação a distância, ofertados pelo Instituto UFC Virtual. O objetivo deste artigo é descrever a evolução da educação a distância no Brasile relatar as experiências desenvolvidas na UFCpara se inserir na modalidade. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica através de textos elaborados por estudiosos da área.Conclui-se quea EaDno Brasil tem cumprido um papel fundamental na educação nacional, favorecendo o aumento do número de matriculas no ensino superiore contribuindo para a expansão e democratização do ensino no país. Verifica-se aindaque a UFC, em 18 anos, desde a criação do Instituto UFC Virtual, tem contribuído fortemente para oaumento de números de matriculas na instituição e levadoa oportunidade de formação para as diversas regiões do estado do Ceará. |
Abstract: | Since the early twentieth century, the distance education has been used in Brazil as an alternative for the expansion and democratization in different levels, making possible the training of many people, including, that of thepopular layers with financial, time and geographic limitations, that, without this resource, they could never achieve that goal. In this sense, the Federal University of Ceará(UFC)has developed a very important role to the education of the state of Ceará, through diverse experiencesin the modality, specially, through their distance graduate courses, offered by UFC Virtual Institute. The purpose of this paper is to describe the evolution of the distance education in Braziland report the experiences developed in the UFCto insert itself into the modality. For this, a bibliographic search was carried out through texts prepared by scholars in the field.It is concluded that the distance education in Brazil has played a key role in the national education, favoring the increase ofthe number of enrollments in higher education and contributing to the expansion and democratization of education in the country. It is also noted that UFC, in 18 years, since creation of the UFC Virtual Institute, has contributed strongly to the increase of number of enrollments in the institution and taken the training opportunity to the several regions of the state of Ceará. |
Resumen: | Desde los primeros años del siglo XX, la educación a distancia (EaD) ha sido utilizada en Brasil como una alternativa para la expansión y democratización de la enseñanza en diferentes niveles, posibilitando la capacitación y formación de muchas personas,incluso, desectores de la población con limitaciones financieras, de tiempo y geográficas, que, sin ese recurso, jamás podrían hacerlo. En ese sentido, la Universidad Federal deCeará(UFC)hadesarrollado un papel muy importante para la educación del estado, a través de diversas experiencias en la modalidad, sobre todo, a través de sus cursos de pregrado a distancia, ofrecidos por el Instituto UFC Virtual. El objetivo de este artículo es describir la evolución de la EaDen Brasily relatar las experiencias desarrolladas en la UFCpara inserirse en la modalidad. Para ello, se hizo una investigación bibliográfica a través de textos elaborados por estudiosos del área.Se concluye que la EaD en Brasil ha cumplido un papel fundamental en la educación nacional, favoreciendo el aumento del número de matrículas en la enseñanza superior y contribuyendo para la expansióny democratización de la enseñanzaen el país. Se verifica aún que laUFC, en18 años, desde la creacióndelInstituto UFC Virtual, hacontribuidofuertemente para elaumento del número de matrículas enla instituciónyllevado la oportunidad de formaciónpara las diversas regiones del estado de Ceará. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60921 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_fwsouza_et_al.pdf | 534,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.