Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60861
Tipo: Artigo de Evento
Título: Percepção dos discentes da disciplina de Princípios dos Processos Químicos (PPQ) em relação à aplicação de metodologias ativas.
Título em inglês: Student's perception of the subject Principles of Chemical Processes (PCP) relating the application of active methodologies
Autor(es): Oliveira, Edneide de Matos
Alencar, Cely Martins Santos de
Silva Júnior, Ivanildo José da
Silva, Francisco Jeandson Rodrigues da
Palavras-chave: Metodologias ativas;Sala de aula invertida;Estudo híbrido
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abenge.org.br
Citação: OLIVEIRA, Edneide de Matos ; ALENCAR, Cely Martins Santos de ; SILVA JÚNIOR, Ivanildo José da; SILVA, Francisco Jeandson Rodrigues da. Percepção dos discentes da disciplina de Princípios dos Processos Químicos (PPQ) em relação à aplicação de metodologias ativas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLV., 26 a 26 set. 2017, Joinvile-SC. Anais […], Joinvile-SC., 2017. Tema: Inovação no Ensino/ Apendizagem em Engenharia.”
Resumo: O estudo em pauta abordou a utilização de metodologias ativas em uma turma do terceiro semestre de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), aplicada pelo Professor na disciplina de Princípios dos Processos Químicos (PPQ). Para realizá-lo, recorreu-se a duas pesquisas: de campo e bibliográfica. Esta foi executada por intermédio de consultas em diversas fontes, quais sejam: Livros, revista, artigos de internet, etc. Aquela foi desenvolvida na turma acima mencionada, por meio de uma entrevista com 20 alunos, visando coletar dados. No que tange aos objetivos vislumbrados por este trabalho, destaca-se: analisar a percepção dos discentes sobre a utilização das metodologias ativas em sua sala de aula e verificar se o professor da disciplina de PPQ está conseguindo repassar o assunto de forma adequada com o uso dessas metodologias. Os resultados deste estudo evidenciaram que as metodologias ativas contribuem grandemente para melhorar o nível de proficiência dos alunos em sua aprendizagem. Portanto, torna-se vital aos educadores aplicar a metodologia do referido artigo de forma efetiva e contínua.
Abstract: The mentioned study approached the use of active methodologies in a class of third semester from the course Chemical Engineering, Universidade Federal do Ceará (UFC) applied by the professor of Principles of Chemical Processes (PCP). To perform the study, two researches were conducted: bibliographic and field. The first was conducted utilizing various sources, among them: books, magazines, internet articles, etc. The second was done in the class mentioned above, and consisted of a detailed interview with 20 students, aiming to gather data. Regarding the objectives of this work, we highlight: analyze the perception of the students about the application of active methodologies in the classroom and check if the PCP teacher has been successful in transmitting the subject according to the method. The results of this study pointed that active methodologies greatly contribute to increase the proficiency level of the students in their schooling. Therefore, it becomes vital to educators to apply the mentioned methodology in a effective and continued way.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60861
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_edmoliveira.pdf555,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.