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dc.contributor.advisorPontes, Ricardo José Soares-
dc.contributor.authorBezerra, Cleiton da Paz-
dc.date.accessioned2021-10-04T13:39:47Z-
dc.date.available2021-10-04T13:39:47Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationBEZERRA, C. P. Diários das vidas possíveis: dissidências sexuais e de gênero nos povos do mar. 2021. 232 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60818. Acesso em: 04 out. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60818-
dc.description.abstractEquity in health underscores the ethical-political commitment to the most vulnerable social groups. The peoples of the sea are culturally differentiated by their way of life intertwined with sea fishing and with all its social and symbolic production. Sexual and gender dissidence in this context takes place in the intersectionality of gender- sexuality-ethnicity. The objective was to understand the experiences of sexual and gender dissidents of the peoples of the sea in their intersectionalities and their implications for the promotion of health equity. A critical ethno-research was carried out based on dense descriptions, autobiographical narratives and life stories. A synoptic picture of the sex-gender system of the peoples of the sea was constructed, contemplating the formation and organization of places, the daily negotiations of sexual and gender norms and the singularities of the subjects. An analytical framework was also structured that presents the dimensions of intersectionality on the effects of systems of oppression such as heteronormativity and gender coloniality, including the agencies operated in community life. Sexual and gender expressions in the daily life of sea peoples in their multiple intersections were described. Sexual and gender dissent and its implications on the life and health of dissenting subjects were discussed. It was observed that, in a community of artisanal fishermen, hegemonic masculinity is centered on the fisherman's actions. Differences between men and women were accentuated with the advent of commercial lobster fishing. The concept of generetnicity was coined to refer to the ethnically performed gender. With the deep transformations that take place in these territories, multiple identities, border and mestizos, which intersect each other, are generated. At the same time, heteronormativity gains strength with the strengthening of religious aspects, in a conflict that expands to community spaces. Sad passions consist of social prejudice and happy passions, in the form of art and education, recreate gender and sexuality in other terms. Clues were unveiled for the promotion of sexual health and gender equity in the peoples of the sea who need to deal with strategic identities, rejecting binarisms and essentialisms, seeking intergenerational dialogue and networking, betting on the political capacity to transform the world and build more liveable lives, thus consisting in a critique of culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectMinorias Sexuais e de Gêneropt_BR
dc.subjectEquidade de Gêneropt_BR
dc.subjectSaúde das Minorias Étnicaspt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.titleDiários das vidas possíveis: dissidências sexuais e de gênero nos povos do marpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorLinhares, Ângela Maria Bessa-
dc.description.abstract-ptbrA equidade em saúde sublinha o compromisso ético-político com os grupos sociais mais vulneráveis. Os povos do mar são culturalmente diferenciados por seu modo de vida imbricado com a pesca marítima e com toda sua produção social e simbólica. A dissidência sexual e de gênero nesse contexto se dá na interseccionalidade gênero- sexualidade-etnicidade. Objetivou-se compreender as experiências de dissidentes sexuais e de gênero dos povos do mar em suas interseccionalidades e suas implicações para a promoção da equidade em saúde. Realizou-se uma etnopesquisa crítica pautada em descrições densas, narrativas autobiográficas e de histórias de vida. Construiu-se um quadro sinótico do sistema sexo-gênero dos povos do mar contemplando a formação e organização dos lugares, as negociações cotidianas das normas sexuais e de gênero e as singularidades dos sujeitos. Estruturou-se também um quadro analítico que apresenta as dimensões da interseccionalidade sobre os efeitos dos sistemas de opressão como heteronormatividade e colonialidade do gênero, incluindo os agenciamentos operados na vida comunitária. Descreveu-se as expressões sexuais e de gênero no cotidiano dos povos do mar em suas múltiplas intersecções. Discutiu-se a dissidência sexual e de gênero e suas implicações na vida e na saúde dos sujeitos dissidentes. Observou-se que, em comunidade de pescadores artesanais, a masculinidade hegemônica é centrada no fazer do pescador. As diferenças entre homens e mulheres se acentuaram com o advento da pesca comercial da lagosta. Cunhou-se o conceito de generetnicidade para dizer do gênero etnicamente performatizado. Com as profundas transformações que se dão nesses territórios, gestam-se identidades múltiplas, fronteiriças e mestiças, que se interseccionam. Ao mesmo tempo, a heteronormatividade ganha força com o fortalecimento de vertentes religiosas, numa conflitualidade que se expande aos espaços comunitários. As paixões tristes consistem no preconceito social e as paixões alegres, na forma de arte e educação, recriam o gênero e a sexualidade noutros termos. Desvelou-se pistas para a promoção da saúde sexual e equidade de gênero nos povos do mar que necessita lidar com identidades estratégicas, rejeitando binarismos e essencialismos, buscando o diálogo intergeracional e a formação ao modo de redes, apostando na capacidade política de transformar o mundo e construir vidas mais vivíveis, consistindo, assim, numa crítica da cultura.pt_BR
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