Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60796
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Edneide de Matos-
dc.contributor.authorRocha, Maria Valderez Ponte-
dc.contributor.authorSilva, Francisco Jeandson Rodrigues da-
dc.date.accessioned2021-10-01T17:52:51Z-
dc.date.available2021-10-01T17:52:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Edneide de Matos; ROCHA, Maria Valderez Ponte; SILVA, Francisco Jeandson Rodrigues da. Percepção dos discentes sobre o uso do Software Pythontm na aplicação do Método de Euler para resolução de equações diferenciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I., 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”pt_BR
dc.identifier.issn2175 - 957X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60796-
dc.description.abstractThe present study presented the use of the Euler method for the resolution of Ordinary Differential Equations (ODE) by undergraduate students of the course in Mathematical and Computational Methods Applied to Chemical Engineering, of Chemical Engineering from Federal University of Ceará (UFC) being made by two researches: field and bibliographical. The field research was developed with the students who study or studied the course, through an interview, in order to collect data. Regarding the goals envisaged by this work, highlight: students' perception of the use of software such Python for solving EDOs, verifying students' difficulties in using computational programming for problem solving, and teaching methodology gives more motivation for the student to learn the subject of the course. The results of this study were positive, because they showed that python enriched the student's education, enabling a better learning about numerical methods for resolution of ODEs with the application in the software and it was concluded that in engineering it is possible to learn in a different way from the traditional one. Therefore, it is important the use of active methodologies and software in an effective and continuous way in classes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectMétodo de eulerpt_BR
dc.subjectEquações diferenciaispt_BR
dc.subjectMétodos matemáticospt_BR
dc.titlePercepção dos discentes sobre o uso do Software Pythontm na aplicação do Método de Euler para resolução de equações diferenciaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo abordou a utilização do método numérico de Euler para resolução de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) pelos alunos da disciplina de Métodos Matemáticos e Computacionais Aplicados a Engenharia Química ministrada no Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo realizado por pesquisas de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos que cursam ou cursaram a disciplina acima mencionada, por meio de uma entrevista e resposta a um questionário. No que tange aos objetivos vislumbrados por este trabalho, destacam-se: analisar a percepção dos discentes sobre a utilização de software PythonTM para resolução de EDO’s; verificar as dificuldades dos alunos na utilização de programação computacional para resolução de problemas; e analisar se essa metodologia de ensino dá mais motivação para o aluno aprender os conteúdos abordados na disciplina. Os resultados deste estudo foram positivos, pois evidenciaram que o Python enriqueceu a formação do aluno, possibilitando uma melhor aprendizagem sobre métodos numéricos para resolução de EDO’s com a aplicação no software e concluiu-se que na engenharia é possível aprender de uma forma diferente daquela tradicional. Portanto, é importante o uso de metodologias e softwares de forma efetiva e contínua em aulas.pt_BR
dc.title.enStudent's perception towards use of Pythontm Software in the application of the Euler Method for the resolution of differential equationspt_BR
Aparece en las colecciones: DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_edemoliveira.pdf858,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.