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dc.contributor.authorJucá, Vládia Jamile dos Santos-
dc.contributor.authorLemos, Rachel Martins-
dc.contributor.authorBarros, Dejany Natália Sousa-
dc.date.accessioned2021-10-01T17:36:36Z-
dc.date.available2021-10-01T17:36:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationJUCÁ, Vládia Jamile dos Santos; LEMOS, Rachel Martins; BARROS, Dejany Natália Sousa. As conversações e a narrativização do sofrimento psíquico entre adolescentes. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 132-146, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740-
dc.identifier.issn0102-1222-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60794-
dc.description.abstractThis article discusses the method of Conversations in its ethical-politicaldimension. It was used for the narrativization of psychological distress amongadolescents. The intervention research was carried out with young people from a highschool located on Fortaleza. Conversations are configured as a work methodologydeveloped from psychoanalysis, widely used in working with young people in schoolcontexts. Its objective is to provide a space for the elaboration of malaise that emergesas an impasse in the social bond. The Conversations took place in the second semesterof 2019 and had a group of eight teenagers.The experience attested the power ofConversations as a way to narrate the psychological suffering in its socio-politicaldimension. The adolescents, when translating their malaise into words, moved betweenshared experiences and the subjectification of what is unique to them. Psychologicalsuffering was associated by adolescents with family difficulties, experienced mourningand the violence present in the territory where they live.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectConversaçõespt_BR
dc.subjectNarrativizaçãopt_BR
dc.subjectSofrimento psíquicopt_BR
dc.titleAs conversações e a narrativização do sofrimento psíquico entre adolescentespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo discute o método das Conversações em sua dimensão ético-política na narrativização do sofrimento psíquico entre adolescentes a partir de uma pesquisa-intervenção realizada com jovens de uma escola de ensino médio situada na periferia de Fortaleza. As Conversações se configuram como uma metodologia de trabalho desenvolvida a partir da psicanálise, muito utilizada no trabalho com jovens em contextos escolares. Seu objetivo é propiciar um espaço para a elaboração do mal-estar que desponta como impasse no laço social. As Conversações aconteceram no segundo semestre de 2019, no contraturno das aulas, e contaram com um coletivo de oito adolescentes. A experiência atestou a potência das Conversações enquanto um caminho para a narrativização do sofrimento psíquico na sua dimensão sociopolítica. As adolescentes, ao transporem em palavras seu mal-estar, transitaram entre as experiências compartilhadas e a subjetivação daquilo que lhes é singular. O sofrimento psíquico foi associado pelas adolescentes às dificuldades familiares, aos lutos vividos e a violência presente no território onde habitam.pt_BR
dc.title.enConversations and narrativization of psychological suffering among adolescentspt_BR
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