Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60753
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ensino de BIM na disciplina Modelagem da Informação e da Construção (MIC) por meio das Metodologias Ativas
Título em inglês: Utilizing active Methodologies for Teaching BIM in Information Modeling and Construction
Autor(es): Alencar, Cely Martins Santos de
Santos, Delis Vieira dos
Silva, Alexandre Feitosa
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Palavras-chave: Metodologia BIM;Modelagem de informação da construção;Metodologias ativas;Engenharia civil
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: www.abenge.org.br
Citação: Utilizing Active Methodologies for teaching BIM in Information Modeling and Construction ALENCAR, Cely Martins Santos de; SANTOS, Delis Vieira dos; SILVA, Alexandre Feitosa; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Ensino de BIM na disciplina Modelagem da Informação e da Construção (MIC) por meio das Metodologias Ativas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I., 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”
Resumo: Com a Revolução Industrial, a divisão do trabalho influenciou o ensino que, para fornecer profissionais especializados, tornou-se fragmentado em cursos e disciplinas. Na construção civil, isso provoca um distanciamento entre os diversos especialistas, mesmo que trabalhem no mesmo projeto. O BIM surgiu com o intuito de integrar esses profissionais para otimizar os empreendimentos. Logo, a universidade tem o papel de adaptar-se e oferecer o conhecimento segundo essa filosofia. Por isso, o objetivo deste estudo é propor uma metodologia pedagógica para a disciplina Modelagem da Informação e da Construção (MIC) do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. Os conceitos utilizados abordam temas como o BIM e alguns softwares de aplicação, as competências de um profissional, as Metodologias Ativas. Realizou-se um levantamento sobre o ensino do BIM em Fortaleza e, em seguida, discutiu-se a metodologia inovadora mais coerente para a MIC, bem como referências bibliográficas. Sugeriu-se a implantação da Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, Estudo de Casos e Instrução pelos Colegas, uso de material didático simples e conciso. O estudo propõe uma abordagem dinâmica sobre o BIM e constante renovação da MIC.
Abstract: With Industrial Revolution, the division of labor influenced teaching as in order to provide skilled professionals, became fragmented into courses and disciplines. In civil construction, this causes a segregation among the various specialists, even if they work on the same project. BIM was created with the intention of integrating these professionals to optimize the projects. Therefore, the university has the role of adapting itself and offering knowledge according to this philosophy. Therefore, the objective of this study is to propose a pedagogical methodology to the Building Information Modeling course from the Civil Engineering school at Universidade Federal do Ceará. The concepts covered topics such as BIM and some application softwares, the skills of a professional. A survey was carried out on the teaching of BIM in Fortaleza, and then the most coherent innovative methodology for the course was discussed, as well as bibliographical references. The suggestions involved the implementation of Project Based Learning, Flipped Classroom, Case Studies and Peer Instruction, use of simple and concise material. The study proposes a dynamic approach to BIM and constant renovation of the course.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60753
Aparece nas coleções:DIATEC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_cmsalencar.pdf554,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.