Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBertoncini, Bruno Vieira-
dc.contributor.authorRodrigues, Yangla Kelly Oliveira-
dc.contributor.authorHolanda, André Bezerra de-
dc.contributor.authorHolanda, Carlos Almir Monteiro de-
dc.date.accessioned2021-09-30T13:37:08Z-
dc.date.available2021-09-30T13:37:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBERTONCINI, Bruno Vieira; RODRIGUES, Yangla Kelly Oliveira; HOLANDA, André Bezerra de; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de. Análise do processo de formação docente no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I, 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60751-
dc.description.abstractThis document presents an experience report on professor education and training implemented at the Technology Center of the Federal University of Ceará. In view of the process of reformulation of the Pedagogical Projects of the Courses, together with an old demand brought by the teachers and the last results the evaluations carried out at the end of each academic semester with the students, it was concluded that it would be important to develop and invest in a program of teacher education. However, such a process would represent a paradigm shift within the Center, so we opted for a leaner initial version, even using a more expository character. After consultation with the professor, actions were elaborated within the topics they pointed out, for each action a specialized facilitator of the theme was sought. Altogether, more than 30% of the teaching staff of the Center were reached, and the vast majority declared that they did not have knowledge or a little knowledge of the techniques employed, already in an evaluation made in the semester 2018.1, first after the training actions, 85% reported using the techniques.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPPCpt_BR
dc.subjectPBLpt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.titleAnálise do processo de formação docente no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste documento apresenta relato de experiência voltada a formação e capacitação docente implantada no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Face ao processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, aliado a uma antiga demanda trazida pelos docentes e os últimos resultados as avaliações realizadas ao final de cada semestre letivo junto aos discentes, chegou-se a conclusão que seria importante desenvolver e investir em um programa de formação docente. Contudo, tal processo representaria mudança de paradigma dentro do Centro, então optou-se por uma versão inicial mais enxuta, inclusive valendo-se de caráter mais expositivo. Após consulta aos docentes foram elaboradas ações dentro de temáticas por eles apontadas, para cada ação buscou-se um facilitador especialista do tema. Ao todo, atingiu-se mais de 30% do corpo docente do Centro, sendo que a grande maioria declarou não ter conhecimento, ou então pouco conhecimento das técnicas empregadas, já em uma avaliação feita no semestre letivo 2018.1, primeiro após as ações de formação, 85% declararam estar utilizando as técnicas.pt_BR
dc.title.enAnalysis of the process of professor training in the Technology Center of the Federal University of Cearápt_BR
Aparece nas coleções:DEMM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_bvbertoncini.pdf665,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.