Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60747
Tipo: Artigo de Evento
Título: A ferramenta Kahoot aplicada à disciplina de projeto e construção da superestrutura viária
Título em inglês: The Kahoot tool applied to the discipline of design and construction of road superstructure
Autor(es): Mota, Bruno Cavalcante
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palavras-chave: GBL;Jogos;Kahoot;Ensino;Engenharia civil
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: www.abenge.org.br
Citação: MOTA, Bruno Cavalcante; BARROSO, Suelly Helena de Araújo; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. A ferramenta Kahoot aplicada à disciplina de projeto e construção da superestrutura viária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I, 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”
Resumo: Os jogos são ferramentas práticas com regras bem definidas e, quando inseridas em um contexto adequado, reforçam a capacidade dos seus usuários de tomarem decisões, trabalharem em equipe e promoverem competências em âmbito individual e social, com destaque para a liderança. Os jogos também passam a captar as habilidades, competências e, também, as fraquezas dos seus utilizadores, possibilitando assim que os mesmos sejam direcionados ao atendimento do objetivo proposto. O Kahoot é uma ferramenta online fundamentada na Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) ou, do inglês, Game Based Learning (GBL), usada como tecnologia educacional em salas de aula de algumas escolas e universidades. Percebendo-se a praticidade da plataforma Kahoot e os benefícios que a ABJ pode proporcionar aos discentes e aos docentes, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de aplicar um quiz por meio da ferramenta citada, para mensurar em quais conteúdos os alunos possuíam domínio ou estavam encontrando dificuldades na disciplina de Projeto e Construção da Superestrutura Viária, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. O quiz proposto consistiu na formulação de 38 questões de múltipla escolha relacionadas aos assuntos ministrados em sala de aula até a data da sua aplicação. Através dos resultados obtidos identificaram-se os conteúdos, sendo possível em aulas posteriores a revisão de alguns assuntos, bem como um melhor direcionamento da disciplina.
Abstract: Games are practical tools with well defined rules and, when inserted in a suitable context, reinforce the capacity of their users to make decisions, work in teams and promote competences in individual and social sphere, with a focus on leadership. The games also begin to capture the skills, competences and the weaknesses of its users, thus enabling them to be directed towards meeting the proposed goal. Kahoot is an online tool based on Game Based Learning (ABJ), used as educational technology in classrooms in schools and universities, mainly because it is free. Realizing the practicality of the Kahoot platform and the benefits that the ABJ can provide to students and teachers, this article was developed with the objective of applying a quiz through the tool cited, in order to measure in which content the students had a mastery or difficulties in the discipline of Design and Construction concerning Road Superstructure. The proposed quiz consisted of the formulation of 38 multiple choice questions related to the subjects taught in the classroom until the date of their application. Through the results obtained it was possible to identify the contents, being possible in later classes the revision of some subjects, as well as a better direction of the discipline.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60747
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_bcmota.pdf889,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.