Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60723
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda | - |
dc.contributor.author | Barcellos, William Magalhães | - |
dc.contributor.author | Furtado, Ana Beatriz de Almeida | - |
dc.contributor.author | Lucena, Samuel Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T13:58:19Z | - |
dc.date.available | 2021-09-29T13:58:19Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda; BARCELLOS, William Magalhães; FURTADO, Ana Beatriz de Almeida; LUCENA, Samuel Souza de. Relato de experiência de implantação da Metodologia PBL ao Curso de Engenharia de Energias Renováveis da UFC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60723 | - |
dc.description.abstract | The present work reports the experience of teachers of the Department of Academic and Technological Integration (DIATEC) of the Federal University of Ceará (UFC) with the application of teaching and learning methodology Problem Based Learning (PBL) or Problem Based Learning (PBL). In addition to studies on Bloom's Taxonomy, the group studies the application of the ABP methodology in the UFC Renewable Energy Engineering course in 2019. Through alignment with other UFC courses that use such a methodology, a bibliographical survey and discussions on the experiences of teachers and students lived with PBL, the project has revolutionized the vision of those involved on the learning and teaching methodologies currently used. As a pilot project in progress, the challenges posed implied a visible change of behavior and posture of teachers and students willing to break the current paradigms of Engineering teaching. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.abenge.org.br | pt_BR |
dc.subject | ABP | pt_BR |
dc.subject | PBL | pt_BR |
dc.subject | Energias renováveis | pt_BR |
dc.subject | PPC | pt_BR |
dc.subject | Taxonomia de Bloom | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência de implantação da Metodologia PBL ao Curso de Engenharia de Energias Renováveis da UFC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho relata a experiência dos docentes do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a aplicação da metodologia de ensino e aprendizagem Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Aliada a estudos sobre a Taxonomia de Bloom, o grupo estuda a aplicação da metodologia ABP no curso de Engenharia de Energias Renováveis da UFC no ano de 2019. Através de alinhamento com outros cursos da UFC que utilizam tal metodologia, levantamento bibliográfico e discussões sobre as experiências de docentes e discentes vividas com PBL, o projeto tem revolucionado a visão dos envolvidos sobre as metodologias de aprendizado e ensino utilizadas atualmente. Como um projeto piloto em andamento, os desafios propostos implicaram na visível mudança de comportamento e postura dos professores e alunos dispostos a quebrar os atuais paradigmas do ensino em Engenharia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DIATEC - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_apdehcavalcante1.pdf | 512,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.