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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Yangla Kelly Oliveira | - |
dc.contributor.author | Bertoncini, Bruno Vieira | - |
dc.contributor.author | Holanda, Carlos Almir Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Holanda, André Bezerra de | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniel de Amaral da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T12:53:29Z | - |
dc.date.available | 2021-09-29T12:53:29Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Yangla Kelly Oliveira; BERTONCINI, Bruno Vieira; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de; HOLANDA, André Bezerra de; SILVA, Daniel de Amaral da. Questionário de vivências acadêmicas: avaliação dos estudantes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60717 | - |
dc.description.abstract | This article discusses the application of the Questionnaire on Academic Experience (QVA-r) to the students of the Technology Center (CT) of the Federal University of Ceará. Its objective was to diagnose the factors that interfere positively and negatively in the academic trajectory of the students. In its origin, QVA-r was constituted by 5 dimensions: personal, interpersonal, career / vocational, study and institutional; to which, in this research, the student-teacher relationship dimension was added. The instrument is composed of 60 affirmations and 5 possibilities of response consonants with the level of agreement to certain assertive, being therefore configured with likert format. In all, this study obtained 510 respondents distributed among the 13 undergraduate courses of the TC. The obtained data revealed that the students present more difficulties in the personal dimensions and student teacher relationship, since these two dimensions presented the lowest averages: 2.78 and 2.83, respectively. On the other hand, the students obtained higher levels of adaptation in the institutional and career dimensions: 3.51 and 3.48, respectively. The quantity and quality of the collected data provide important information for academic management to plan and carry out actions that can effectively contribute to the improvement of students' academic experiences, which can consequently have an impact on reducing evasion. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.abenge.org.br | pt_BR |
dc.subject | Vivências Acadêmicas | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | QVA-r | pt_BR |
dc.subject | Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.title | Questionário de vivências acadêmicas: avaliação dos estudantes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo discorre sobre a aplicação do Questionário de Vivências Acadêmicas versão reduzida (QVA-r) junto aos estudantes do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará. Seu objetivo foi diagnosticar os fatores que interferem positiva e negativamente na trajetória acadêmica dos discentes. Em sua origem, o QVA-r foi constituído por 5 dimensões: pessoal, interpessoal, carreira/vocacional, estudo e institucional; às quais, nesta pesquisa, foi acrescentada a dimensão relacionamento aluno-professor. O instrumento é composto por 60 afirmações e 5 possibilidades de resposta consoantes com o nível de concordância a determinada assertiva, configurando-se, portanto, com formato likert. Ao todo, este estudo obteve 510 respondentes distribuídos entre os 13 cursos de graduação do CT. Os dados obtidos revelaram que os estudantes apresentam mais dificuldades nas dimensões pessoal e relacionamento aluno-professor, haja vista que foram estas duas dimensões que apresentaram as médias mais baixas: 2,78 e 2,83, respectivamente. Por outro lado, os estudantes obtiveram índices de adaptação mais elevados nas dimensões institucional e carreira: 3,51 e 3,48, respectivamente. A quantidade e qualidade dos dados coletados fornecem importantes informações para a gestão acadêmica planejar e realizar ações que efetivamente possam contribuir para a melhoria das vivências acadêmicas dos estudantes, que consequentemente poderá repercutir na redução da evasão. | pt_BR |
dc.title.en | Academic living questionnaire: evaluation of students of the Technology Center of The Federal University of Ceará | pt_BR |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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