Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60676
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Maria das Dores Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T23:45:11Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27T23:45:11Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Maria das Dores Nogueira. "O duro aço da voz" do Pessoal do Ceará: investimento vocal, cenografia e ethos. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021. (Estudos da Pós-Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60676. Acesso em: 27 set. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-88492-74-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60676 | - |
dc.description | O livro é a adaptação da tese de doutorado da autora – “‘O duro aço da voz’: investimento vocal, cenografia e ethos em canções do Pessoal do Ceará”. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Imprensa Universitária | pt_BR |
dc.subject | Pessoal do Ceará (Movimento musical) | pt_BR |
dc.subject | Canções - Discurso - História e crítica | pt_BR |
dc.subject | Música - voz - História e crítica | pt_BR |
dc.title | "O duro aço da voz" do Pessoal do Ceará: investimento vocal, cenografia e ethos | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A autora analisa, numa perspectiva discursiva, o papel da voz (o que a pesquisadora denomina "investimento vocal”) para a marcação socioposicional que todo trabalho artístico cantado pressupõe. Mais especificamente, procura analisar a voz cantada como instrumento de manifestação e elemento referido nas cenas enunciativas manifestadas pelas canções do chamado Pessoal do Ceará, grupo de cantores e compositores cearenses que, na década de 1970, intervém com grande impacto no cenário musical brasileiro da época. Noutras palavras, se trata de tentar compreender discursivamente como referências ao investimento vocal de Ednardo, Fagner e Belchior manifestam-se nas cenas exibidas pelas letras das canções e exibem imagens de si (ethos) que contribuem para o exercício do posicionamento Pessoal do Ceará no discurso literomusical brasileiro. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IU - Livros PRPPG - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_liv_mdnmendes.pdf | 3,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.