Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60652
Tipo: Artigo de Evento
Título: Complementando a grade curricular de cursos de graduação por meio da temporada de minicursos
Autor(es): Farias, Isabele Silva
Mesquita, Pedro Ygor Rodrigues
Carneiro, Antonio Henrique Azevedo
Facó, Jefferson de Sousa
Bertini, Alexandre Araújo
Palavras-chave: Minicurso;Programa de Educação Tutorial;Qualificação;Tecnologia
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abenge.org.br
Citação: FARIAS, Isabele Silva; MESQUITA, Pedro Ygor Rodrigues; OLIVEIRA, Gabriela Martins de; CARNEIRO, Antonio Henrique Azevedo; FACÓ, Jefferson de Sousa; BERTINI, Alexandre Araújo. Complementando a grade curricular de cursos de graduação por meio da temporada de minicursos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Resumo: As inovações tecnológicas desenvolvidas nas últimas décadas estão modificando diretamente a dinâmica de todos os ramos profissionais, e um dos principais impactos apresenta-se na atuação das engenharias. Projetos que eram desenvolvidos ao longo de meses, hoje são realizados em semanas, ou seja, a produtividade da profissão foi elevada drasticamente. Nesse contexto, torna-se evidente que para atuar competitivamente no mercado, o engenheiro deve estar atualizado constantemente. Porém, em contraste com essa situação, a maioria das universidades brasileiras não aderiu ao uso dessas novas ferramentas para capacitar seus estudantes, que precisam buscar individualmente uma solução para se qualificarem de acordo com o exigido pelo mercado de trabalho. Assim, com o intuito de proporcionar um maior contato dos estudantes com as atualizações aplicadas, principalmente, às engenharias, o Programa de Educação Tutorial do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará (PET Civil) realiza a Temporada de Minicursos. A atividade é dividida em dois momentos, sendo o primeiro desses externos, onde os integrantes do PET Civil ofertam minicursos para estudantes de engenharias e de qualquer outro curso interessado. Logo em seguida é realizada a edição interna para aperfeiçoamento dos próprios integrantes do programa, a partir de cursos ministrados por profissionais convidados ou por outros grupos PET. Em sua última edição externa, a atividade ofereceu 11 minicursos no total, obtendo 446 inscrições e gerando 118 certificados. Dessa forma, a partir da repercussão da atividade e da adesão dos estudantes, torna-se clara a relevância da temporada de minicursos no contexto de estudantes de engenharia.
Abstract: The technological innovations developed in the computational area in the last decades are directly modifying the dynamics of all the professional performances, and one of the main impacts is related to engineering. Projects that were developed over months, today the same projects are developed in weeks, which means that the productivity of the profession was raised drastically. In this context, it becomes clear that to be competitive in the job market, the engineer must be constantly updated. However, in contrast to this situation, most Brazilian universities did not adhere to the use of these new tools to enable their students, who individually need to find a solution to qualify as required by the profession. In order to provide a greater contact of students with the updates applied, mainly, to the engineering, the Tutorial Education Program of the civil engineering course of the Federal University of Ceará (PET Civil) performs the Minicourses Season. The activity is divided into two moments, the first being external, where members of the PET Civil offer courses for any interested student. Posteriorly, the internal editing is realized for the improvement of the program's own members, from courses given by invited professionals or even other PET groups. In its last external edition, the activity offered 11 mini-courses in total, obtaining 446 registrations and generating 118 certificates. Thus, from the repercussion of the activity and from student adherence, the relevance of the mini-course season in the context of engineering students becomes clear.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60652
ISSN: 2175 - 957X
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_isfarias.pdf377,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.