Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60553
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Análise comparativa de duas ferramentas de aprendizagem por pares na disciplina materiais de construção civil |
Title in English: | Comparative analisys of two peer teaching tools in the discipline materials of civil construction |
Authors: | Silva, Mariana Campos Castro e Correia, Gabriel de Sousa Costa, Davi Cezar Chaves da Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima |
Keywords: | Metodologias ativas;Aprendizagem por pares;Kahoot;Peerwise |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | http://www.abenge.org.br |
Citation: | SILVA, Mariana Campos Castro e; CORREIA, Gabriel de Sousa ; COSTA, Davi Cezar Chaves da ; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima. Análise comparativa de duas ferramentas de aprendizagem por pares na disciplina materiais de construção civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O método de ensino no ambiente universitário tem sido tema de discussões no meio pedagógico. Evolui-se de um estágio de reprodução de técnicas de ensino utilizadas através das gerações de professores, a outro onde cada vez mais as metodologias ativas ganham importância. Essas metodologias são estratégias de ensino que colocam o estudante como o centro do processo de aprendizagem, tendendo a aumentar a qualidade do tempo em sala de aula e a participação dos alunos. Nesse artigo aborda-se a experiencia de aplicação de metodologias ativas na disciplina de materiais de construção civil I, no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará. Busca-se comparar duas ferramentas auxiliares da aplicação de metodologias de aprendizagem por pares: Kahoot, e Peerwise. Na semana de antecedência da 1a avaliação progressiva (AP1) da disciplina, um jogo competitivo com formação de duplas entre os alunos foi realizado com auxílio da ferramenta Kahoot. Durante a semana seguinte à prova, foi explorada a ferramenta Peerwise, que auxilia a troca de informação de forma colaborativa entre alunos. Após isso, foi aplicado um questionário com participação de 25 dos 45 alunos da turma, avaliando-se suas percepções acerca de cada atividade. Concluiu-se que ambas trazem benefícios à condução da disciplina, mas com especificidades. Os alunos, em sua maioria, afirmaram maior diversão com o Kahoot, mas também acreditam terem aprendido mais durante atividade com o Peerwise, a qual forneceu ao professor informações mais profundas sobre o aprendizado dos alunos, enquanto o Kahoot estimulou maior dinamicidade, raciocínio rápido, cooperação e espírito competitivo. |
Abstract: | The method of teaching in the university environment has been the subject of discussions in the pedagogical environment. It evolves from a stage of reproduction of teaching techniques used through generations of teachers, to another where increasingly active methodologies gain importance. These methodologies are teaching strategies that place students at the center of the learning process, tending to increase the quality of classroom time and student participation. In this article has presented the experience of applying active methodologies in the discipline of materials of civil construction I, in the civil engineering course of the Federal University of Ceara. We seek to compare two auxiliary tools to apply active learning methodologies: Kahoot, and Peerwise. In the week in advance of the 1st progressive assessment (PA1) of the discipline, a competitive game where the students joined in pairs was carried out with the help of the Kahoot tool. During the week following the test, the Peerwise tool was explored, which helps collaborative information exchange among students. After that, a questionnaire was applied with the participation of 25 of the 45 students in the class, evaluating their perceptions about each activity. It was concluded that both bring benefits to the conduct of the discipline, but with specificity in each one. Most of the students reported increased fun with Kahoot, but also believe they learned more during Peerwise activity, which provided the teacher with deeper insights into student learning, while Kahoot stimulated more dynamism, quicker reasoning, cooperation and competitive spirit. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60553 |
Appears in Collections: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_mccesilva.pdf | 583,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.