Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60532
Type: Artigo de Evento
Title: Uso do PeerWise como ferramenta pedagógica nas disciplinas de solos da Engenharia Civil
Title in English: Use of PeerWise as a pedagogical tool in Civil Engineering soil disciplines
Authors: Silveira, Mariana Vela
Silva, Vitória Jéssica Sousa
Keywords: Questões de múltipla escolha;Aprendizagem colaborativa;Banco de questões;Revisão da matéria
Issue Date: 2020
Publisher: www.abenge.org.br
Citation: SILVEIRA, Mariana Vela; SILVA, Vitória Jéssica Sousa. Uso do PeerWise como ferramenta pedagógica nas disciplinas de solos da Engenharia Civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.”
Abstract in Brazilian Portuguese: O PeerWise é uma ferramenta on-line que permite aos alunos criar, explicar e enviar suas próprias perguntas de múltipla escolha e compartilhá-las com seus colegas de classe formando um banco de questões. O objetivo deste estudo é avaliar o envolvimento dos alunos das disciplinas Fundações e Mecânica dos solos do curso de engenharia civil com a ferramenta PeerWise. A implementação do PeerWise nas disciplinas ocorreu de forma optativa e pré-estabelecida no primeiro dia de aula em ambas as disciplina. Para tanto, foi requerido aos alunos que realizassem um número mínimo de atividades no PeerWise semanalmente ao longo do semestre e que ao término das disciplinas respondessem um questionário online acerca da sua experiência pessoal com a ferramenta. Ao final do semestre verificou-se que a ferramenta cumpriu com o propósito de ser uma alternativa para os alunos exercitarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula sendo utilizada com maior frequência nas vésperas das avaliações parciais.
Abstract: PeerWise is an online tool that allows students to create, explain and submit their own multiple-choice questions and share them with their classmates by forming a question pool. The aim of this study is to evaluate the involvement of students in the Foundations and Soil Mechanics disciplines of the civil engineering course with the PeerWise tool. The implementation of PeerWise in the disciplines took place in an optional and pre-established way on the first day of class in both disciplines. To this end, students were required to perform a minimum number of activities on PeerWise weekly throughout the semester and to complete an online questionnaire about their personal experience with the tool at the end of the courses. At the end of the semester it was found that the tool fulfilled the purpose of being an alternative for students to exercise the knowledge acquired in the classroom, being used more frequently on the days before the partial assessments.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60532
Appears in Collections:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_eve_vjssilva.pdf796,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.