Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60530
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Suggested Implementation Of The BIM Methodology In The Civil Engineering Course Of The Federal University Of Ceará
Autor(es): Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Goncalves, Sabrina Rodrigues
Barbosa, Camily Vasconcelos
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Palavras-chave: Metodologia BIM;Engenharia civil;Metodologia ativa
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: www.abenge.org.br
Citação: SOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; BARBOSA, Camily Vasconcelos; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Sugestão de implantação da Metodologia BIM no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.”
Resumo: No contexto da Indústria 4.0, tem-se a necessidade de desenvolver cada vez mais depressa soluções para as dores que surgem a cada dia na esfera global. Diante disso, no setor da Engenharia Civil, sobretudo, na formação da Universidade Federal do Ceará, o profissional encontra dificuldades de atuar de forma satisfatória com a gama de tecnologias que vem surgindo e a letargia da universidade em acompanhar esse avanço no processo de construção do profissional. Este trabalho objetiva propor uma sugestão de implantação da metodologia BIM de forma integrada na grade curricular do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica do Projeto Político Pedagógico-PPP, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCNs, além da revisão bibliográfica de competências e habilidades que se relacionam com a metodologia BIM, aliando a isso metodologias ativas de ensino-aprendizagem consagradas na pedagogia. Espera-se que a contribuição ajude no processo de reforma curricular do curso de Engenharia Civil em que o profissional tenha uma formação mais atualizada e próxima da realidade em que vivemos.
Abstract: In the context of Industry 4.0, we need to develop solutions for the pains that arise every day in the global sphere more and more quickly. Therefore, in the Civil Engineering sector, especially in the formation of the Federal University of Ceará, the professional finds it difficult to act satisfactorily with the range of technologies that has been emerging and the university's lethargy in accompanying this progress in the process of building the professional. This work aims to propose a suggested implementation of the BIM methodology in an integrated way in the curriculum of the Civil Engineering course at the Federal University of Ceará. The methodology consisted of the bibliographic review of the Pedagogical Political Project-PPP, as well as the National Curricular Guidelines-DCNs, in the bibliographic review of competences, skills that relate to the BIM methodology, as well as active teaching-learning methodologies enshrined in pedagogy. It is expected that the contribution will help in the curriculum reform process of the Civil Engineering course in which the professional has a more up-to-date training and closer to the reality in which we live
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60530
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_lhchsousa.pdf374,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.