Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Mateus Fernando Peixoto da-
dc.date.accessioned2021-09-17T19:25:01Z-
dc.date.available2021-09-17T19:25:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Mateus Fernando Peixoto da. Proposta de plano de retomada acadêmica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.”pt_BR
dc.identifier.otherDOI: 10.37702/COBENGE.2020.3332-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60529-
dc.description.abstractThe occurrence of the COVID-19 pandemic forced the interruption of numerous face-to-face activities. In this context, university education was directly affected, since many teaching methods are still supported in classroom, expository and oral classes. Ceará reached high levels of coronavirus infection in March 2020, which supported the provision of the UFC Rectory for the interruption of face-to-face functions and their remote exercise. In this way, the UFC Technology Center (CT) comprises courses in Architecture, Design and Engineering; which are in the reform phase of the Curricular Pedagogical Proposals and therefore are discussing new and active teaching and learning methodologies. In view of the absence of a protocol for the occurrence of activities, specific technical demands of the courses, and the need to guide the academic community of the referred center, the Working Group of the Technology Center was installed, composed of teaching, student and technical administrative representatives. Thus, from the situational analysis it was possible to raise the perceptions of university entities and propose measures that relate to a safe, inclusive academic resumption and with minimal damage to the quality of the education offered.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectRetomadapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleProposta de plano de retomada acadêmica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ocorrência da pandemia do COVID-19 forçou a interrupção de inúmeras atividades presenciais. Nesse contexto, a educação universitária foi diretamente atingida, visto que muitos métodos de ensino estão ainda sustentados em aulas presenciais, expositivas e orais. O Ceará atingiu altos níveis de infecção pelo coronavírus em março de 2020, o que embasou o provimento da Reitoria da UFC para a interrupção das funções presenciais e seu exercício em modo remoto. Desse modo, o Centro de Tecnologia (CT) da UFC compreende os cursos de Arquitetura, Design e Engenharia; os quais estão em fase de reforma das Propostas Pedagógicas Curriculares e por isso em discussão de novas e ativas metodologias de ensino e aprendizagem. Diante da ausência de protocolo da ocorrência das atividades, demandas técnicas específicas dos cursos, e da necessidade de orientar a comunidade acadêmica do referido centro, foi instalado o Grupo de Trabalho do Centro de Tecnologia composto por representantes docentes, discentes e técnico-administrativos. Destarte, a partir da análise situacional foi possível levantar as percepções dos entes universitários e propor medidas que relacionam uma retomada acadêmica segura, inclusiva e com mínimos prejuízos à qualidade do ensino ofertado.pt_BR
dc.title.enProposal for the academic return plan of the Federal University of Ceará Technology Centerpt_BR
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_mfpdasilva.pdf777,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.