Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCésar Filho, Mário Sérgio Oliveira-
dc.contributor.authorBezerra, Leonardo Melo-
dc.contributor.authorMont´Alverne, Alexandre Miranda-
dc.date.accessioned2021-09-16T18:36:26Z-
dc.date.available2021-09-16T18:36:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCESAR FILHO, Mário Sérgio Oliveira; BEZERRA, Leonardo Melo; MONT’ALVERNE, Alexandre Miranda. Avaliação de ferramentas de comunicação a distância nas atividades de monitoria participativa no ensino de Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.”pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60506-
dc.description.abstractThe engineering courses that were taking place in the classroom format, faced a new reality in 2020. With the pandemic of the new Coronavirus taking place, all courses were forced to migrate, on an emergency way, to the educational distance format, thus, the teaching methodology had to be adapted. The use of online communication tools was the first challenge imposed on both students and teachers and the search for a better understanding and efficient use of these tools in the construction of knowledge of engineering students through monitoring activities is the reason for this work. Knowing that in remote education, the interaction between the participants is less intense, the active methodology based in problem-based learning, with assistance of communication tools, was tried in an attempt to keep the student willing to build his knowledge. It was observed that the students showed satisfaction with the fast and informal communication provided by the communication applications. Even with the content being presented by the teacher before the distribution of activities to the students, and with the monitor available at almost any time via the applications, some students still felt difficulties in the individual development of what was proposed. There was a suggestion to produce explanatory videos and a more use of computational algorithms to solve problems. Finally, with the end of the discipline, it was noticed that the grades of the students with the highest participation level were significantly higher than the rest of the class, demonstrating a positive result of the proposed methodology application.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectFerramentas de ensino a distânciapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleAvaliação de ferramentas de comunicação a distância nas atividades de monitoria participativa no ensino de Engenhariapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs cursos de engenharia, que transcorriam no formato presencial, viram-se diante de uma nova realidade em 2020. Com a pandemia do novo Coronavírus, todos os cursos foram forçados a migrar, emergencialmente, para o formato a distância, com isso, a metodologia de ensino, antes no formato presencial, teve que ser adaptada. A utilização de ferramentas de comunicação "on-line" foi o primeiro desafio imposto tanto a discentes quanto a docentes, e a busca por um melhor entendimento e utilização eficiente dessas ferramentas na construção do conhecimento dos alunos de engenharia através das atividades de monitoria é o motivo deste trabalho. Sabendo que no ensino remoto, a interação entre os participantes é menos intensa, a metodologia ativa baseada na aprendizagem por problematização, com o auxilio de ferramentas de comunicação, foi experimentada na tentativa de manter o aluno desejoso de construir o seu conhecimento. Observou-se que os estudantes demonstraram satisfação pela comunicação rápida e informal fornecida pelos aplicativos de comunicação. Mesmo com o conteúdo sendo apresentado pelo professor antes da distribuição de atividades aos alunos, e com o monitor disponível a quase qualquer momento via aplicativo, alguns alunos ainda sentiram dificuldades no desenvolvimento individual do que foi proposto. Houve a sugestão da produção de vídeos explicativos e de um maior uso de algoritmos computacionais na solução de problemas. Por fim, com a consolidação da disciplina, percebeu-se que as notas dos alunos com maior participação foram significativamente superiores às do restante da turma, demonstrando um resultado positivo da aplicação da metodologia proposta.pt_BR
dc.title.enEvaluation of distance communication tools in tutoring activities in Engineering teachingpt_BR
Aparece nas coleções:DETE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_eve_msocesarfilho.pdf272,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.