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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mota, Bruno Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Goncalves, Sabrina Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Heber Lacerda de | - |
dc.contributor.author | Freire, Jair Carvalho | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Evanilson de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T18:18:26Z | - |
dc.date.available | 2021-09-16T18:18:26Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Bruno Cavalcante; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; FREIRE, Jair Carvalho; SIQUEIRA, Evanilson de Lima. Análise da aplicação do aprendizado baseado em jogos no contexto remoto: o caso da disciplina de projeto e construção da infraestrutura viária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.” | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60505 | - |
dc.description.abstract | In the teaching-learning context of engineering, there have been more and more debates that question the traditional and merely expository models of teaching. Debates about the student's role in the classroom and the motivation of the students become even more relevant in the context caused by the pandemic of COVID-19. With the suspension of face-to-face classes, teachers and students were forced to migrate to online platforms, continuing their didactic activities through remote education. At the center of these debates, there is the rise of several teaching methodologies that seek to involve students, placing them as protagonists of learning. In this line, the Game-Based Learning stands out in this work, a methodology referring to the use of the power of motivation and entertainment of games aimed at teaching. Thus, the objective of this article is to share an application of the pedagogical strategy of learning based on games and to evaluate its contribution in a class of the discipline of Design and Construction of Road Infrastructure (PCIV) offered in the totally remote model in 2020. For the application of the games, the kahoot tool for the application of rapid tests of multiple choice about the content seen in the course was used. The results reinforce the students' positive perception about the Game-Based Learning methodology since the students considered the games fun and the activities contributed to consolidate the subjects seen in the classes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.abenge.org.br | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em jogos | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Análise da aplicação do aprendizado baseado em jogos no contexto remoto: o caso da disciplina de projeto e construção da infraestrutura viária | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No contexto ensino-aprendizagem de engenharias, tem surgido cada vez mais debates que questionam os modelos tradicionais e meramente expositivos de ensino. Debates acerca do protagonismo do estudante nas aulas e a motivação dos discentes se tornam ainda mais relevantes no contexto provocado pela pandemia da COVID-19. Com a suspensão das aulas presenciais, professores e alunos foram obrigados a migrar para plataformas online, dando prosseguimento as atividades didáticas através do ensino remoto. No centro desses debates, tem-se a ascensão de diversas metodologias de ensino que buscam envolver os estudantes, colocando-os como protagonistas do aprendizado. Nessa linha, destaca-se neste trabalho a Aprendizagem Baseada em Jogos, metodologia referente ao uso do poder de motivação e entretenimento de jogos voltada para o ensino. Dessa forma, o objetivo deste artigo é compartilhar uma aplicação da estratégia pedagógica de aprendizagem baseada em jogos e avaliar sua contribuição em uma turma da disciplina de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária (PCIV) ofertada no modelo totalmente remoto em 2020. Para a aplicação dos jogos foi utilizada a ferramenta kahoot de aplicação de testes rápidos de múltipla escolha acerca do conteúdo visto na disciplina. Os resultados reforçam a percepção positiva dos estudantes acerca da metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos uma vez que os discentes consideraram os jogos divertidos e que as atividades contribuíram para consolidar os assuntos vistos nas aulas. | pt_BR |
dc.title.en | Analysis of the application of game-based learning in the remote learning context: the case of the subject project and construction of road infrastructure | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DETE - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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