Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60504
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto: aplicação na disciplina de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária |
Título em inglês: | Project-based learning in remote learning: application in PCIV subject |
Autor(es): | Goncalves, Sabrina Rodrigues Mota, Bruno Cavalcante Oliveira, Francisco Heber Lacerda de Siqueira, Evanilson de Lima Freire, Jair Carvalho |
Palavras-chave: | Ensino remoto;PBL;Engenharia |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.abenge.org.br |
Citação: | GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; MOTA, Bruno Cavalcante; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; SIQUEIRA, Evanilson de Lima; FREIRE, Jair Carvalho. A aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto: aplicação na disciplina de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.” |
Resumo: | Mesmo com os avanços tecnológicos, a rápida expansão da COVID-19 e sua chegada ao Brasil surpreendeu professores e estudantes ao tornar obrigatória e urgente a migração para um modelo de aulas remotas. Como consequência do isolamento social, as aulas presenciais foram suspensas nas instituições de ensino superior no Brasil, e o modelo de ensino remoto emergencial precisou ser posto em prática para dar continuidade às atividades pedagógicas. No contexto do ensino de engenharia, integrar a teoria à prática, estimular a solução de problemas reais e aproximar os estudantes dos desafios que eles encontrarão no mercado como forma de motivá-los já eram tópicos debatidos e com a adoção do ensino remoto essas questões ficam ainda mais expostas. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar a experiência da disciplina de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária - PCIV, com abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), ofertada de maneira totalmente remota pelo Departamento de Engenharia de Transportes da UFC no período de 2020.2, bem como o resultado da pesquisa realizada com os discentes que cursaram PCIV neste semestre com o intuito de captar a percepção destes acerca da metodologia da disciplina. Dessa forma, reforça-se a importância da adoção de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem que busquem romper com os modelos de ensino tradicional e principalmente, que despertem nos discentes à aquisição de competências e habilidades que serão requeridas no mercado de trabalho. Tais aspectos se mostram ainda mais relevantes no modelo de ensino remoto, onde a motivação dos estudantes é ainda mais desafiada. |
Abstract: | Even with the technological advances, the rapid expansion of COVID-19 and its arrival in Brazil surprised professors and students by making the migration to a remote classroom model mandatory and urgent. As a consequence of social isolation, face-to-face classes were suspended at higher education institutions in Brazil, and the emergency remote teaching model needed to be put in place to provide continuity to pedagogical activities. In the context of engineering education, integrating theory and practice, stimulating the solution of real problems, and bringing students closer to the challenges they will face in the market as a way to motivate them were already debated topics, and with the adoption of remote teaching these issues became even more exposed. Therefore, the objective of this article is to evaluate the students' perception of the experience of the discipline Design and Construction of Road Infrastructure, which was offered entirely remotely, with a Project-Based Learning (PBL) approach. The research method was based on the presentation of the case study and the application of a questionnaire to the students of the course. This reinforces the importance of adopting different teaching-learning methodologies that seek to break with traditional teaching models and, above all, that encourage students to acquire the competencies and skills that will be required in the job market. Such aspects are even more relevant in the remote teaching model, in which the motivation of students is even more challenged. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60504 |
Aparece nas coleções: | DETE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_eve_srgoncalves.pdf | 498,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.