Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, José David Monte da-
dc.contributor.authorCândido, Luis Felipe-
dc.contributor.authorSiqueira, Stelamaris Alves de-
dc.date.accessioned2021-09-15T19:46:48Z-
dc.date.available2021-09-15T19:46:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, José David Monte da; CÂNDIDO, Luis Felipe; SIQUEIRA, Stelamaris Alves de. A propensão ao BIM no Curso de Engenharia Civil durante atividades remotas na pandemia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLIX.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, IV., 28 a 30 set. 2021, evento online. Anais[...], 2021. Evento online. Tema: “Formação em Engenharia: tecnologia e sustentabilidade.”pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60486-
dc.description.abstractThe Building Information Modeling (BIM) promotes the digitization of construction information for different uses throughout the project life cycle. Its application demands new skills of professionals in Architecture, Engineering and Construction (AEC). This requirement stimulates the necessity for adjustments in the curriculum of graduation courses in AEC, which have been taking place gradually and inefficiently. Especially in the year 2020, marked by a global pandemic, the academic community needed to adapt to teaching remote, increasing the requirement of collaboration among students in group activities of assessment. Face of this, its highlight that BIM has collaborative work tools that can support remote and collaborative work. Thus, this work aimed to investigate the inclination to work with BIM with undergraduate students in civil engineering. For that, it took as the object of study the elaboration of a residential design, developed remotely in the scope of a discipline ongoing of a Federal University in the state of Ceará, Brazil. An online survey was applied after conclusion of the activity in question, and it was possible to understand the students' challenges in the process, especially about BIM implementation and the dynamics of collaboration. It was found that communication was a crucial factor to the good development of the design, and the use of software aligned with the methodology was present in all designs delivered, which shows a tendency for students to work with this methodology.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleA propensão ao BIM no Curso de Engenharia Civil durante atividades remotas na pandemiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Modelagem da Informação na Construção, ou BIM (do Inglês Building Information Modelling), promove a digitalização das informações da construção para diversos usos em todo o ciclo de vida do empreendimento e sua aplicação requer novas competências dos profissionais da indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Tal exigência provoca a necessidade de mudanças nos currículos dos cursos de formação do setor, que vêm ocorrendo de forma gradual e pouco eficiente. Especialmente no ano de 2020, marcado por uma pandemia global, a comunidade acadêmica precisou se adaptar ao ensino remoto, requerendo maior colaboração dos alunos em atividades avaliativas grupais. Nesse contexto, o BIM possui ferramentas de trabalho colaborativo que podem favorecer o trabalho remoto e colaborativo. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar a propensão ao trabalho com BIM por alunos de graduação em engenharia civil. Tomou-se como objeto de estudos a elaboração de um projeto residencial desenvolvido remotamente no âmbito de uma disciplina em um curso de uma universidade federal no interior do estado do Ceará. Aplicou-se um formulário online após a conclusão do trabalho em causa tendo sido possível compreender as dificuldades dos alunos no processo, especialmente no tocante ao BIM e a dinâmica de colaboração das equipes. Verificou-se que a comunicação foi um fator decisivo para o bom desenvolvimento do projeto e que o uso de softwares alinhados com a metodologia es teve presente em todos os trabalhos entregues, o que evidencia tendência de trabalho com esta metodologia pelos estudantes.pt_BR
dc.title.enThe propensity to BIM uses in Civil Engineering Course during remote activities in the pandemicpt_BR
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_eve_jdmdasilva.pdf322,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.