Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60484
Tipo: TCC
Título: Análise de conteúdo de resumos produzidos por monitores do Laboratório Didático de Biologia Celular – Biolab apresentados nos encontros universitários da UFC
Autor(es): Queirós, João Ravelly Alves de
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Palavras-chave: Iniciação à docência;Monitoria acadêmica;Análise de conteúdo
Data do documento: 2021
Citação: QUEIRÓS, João Ravelly Alves de. Análise de conteúdo de resumos produzidos por monitores do Laboratório Didático de Biologia Celular – Biolab apresentados nos encontros universitários da UFC. 2021. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A iniciação à docência consiste na oportunidade de alunos vivenciarem o ensino de forma orientada e em constante aprendizado. Embora presente em todos os níveis de educação, a monitoria ganha destaque em cursos de formação de professores, representando melhoria nos processos educacionais por aproximar os alunos dos professores por intermédio dos monitores. Apresentando importância no desenvolvimento acadêmico, a monitoria é regulamentada no Brasil por meio de Programas de Iniciação à Docência (PID), aplicados nas instituições de ensino por meio de regimentos próprios e que demandam aos monitores funções de acompanhamento educacional de professores e alunos. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) os critérios de seleção e as funções dos monitores são definidas por meio de edital de seleção e que podem agregar mais de um programa de fomento de bolsas acadêmicas. O objetivo deste trabalho é classificar os resumos apresentados por monitores do BioLab nos Encontros Universitários da UFC de forma a compreender tendências de interesse e apontar carências, a fim de orientar professores e monitores na execução de suas atividades e na construção de seus trabalhos. Os resumos foram coletados por meio de buscas nos endereços eletrônicos oficiais dos encontros se utilizando das ferramentas de busca por encontro e por orientador, e foram classificados por critérios segundo a metodologia de análise de conteúdo, por temática abordada e por modelo biológico de estudo. Quanto a participação nos encontros, ganha destaque as edições dos Encontros de Iniciação à Docência, por sua participação de caráter obrigatório dos monitores regulados pelo PID/UFC. Ao todo, foram recuperados 132 resumos, dos quais 30 se referem à sugestão de prática em microscopia, 23 à produção de materiais de apoio e 20 à atualização de práticas já executadas na rotina de ensino do laboratório. Quanto à produção de material de apoio, a maioria se refere à produção de pranchas didáticas, vídeos e construção ou atualização do manual de práticas. Para a categorização temática, 49,24% dos resumos apontam a microscopia como ferramenta de estudo e 20,46% a experimentação. Dos 132 resumos, apenas quatro se referiram a acessibilidade, fortalecendo o caráter sob demanda da acessibilidade aos espaços de ensino, e apenas um apontou para a educação continuada dos monitores, sendo necessário maior atenção para esses pontos visando a construção de uma formação mais integrativa e construtiva. Para o modelo biológico, o vegetal apresentou maior frequência, visto a facilidade de obtenção e manipulação desses materiais; seguido do animal, em especial a células sanguíneas. Como conclusão, tem-se que os métodos de análise de conteúdo apresentam grande importância para a construção de um sistema educacional em constante avanço, uma vez que através da ação reflexiva do conhecimento construído há melhorias nos processos educacionais. Além disso, as vivências como monitor apresentam forte influência no seguimento profissional dos estudantes, como na escolha da docência, sendo necessária atenção para capacitação continuada e maior prevalência da acessibilidade, a fim de agregar melhor capacitação a formação acadêmica.
Abstract: The teaching initiation consists of the opportunity for students to experience teaching in an oriented way and in constant learning. Although present at all levels of education, monitoring is highlighted in teacher training courses, representing an improvement in educational processes by bringing students closer to teachers through monitors. With importance in academic development, monitoring is regulated in Brazil through Teaching Initiation Programs (PID), applied in educational institutions through their own regulations and that demand from monitors functions of educational monitoring of teachers and students. At the Federal University of Ceará (UFC), the selection criteria and functions of the monitors are defined by means of a selection notice, which can include more than one academic scholarship program. The objective of this work is to classify the abstracts presented by BioLab monitors at the UFC University Meetings in order to understand trends of interest and point out needs, in order to guide teachers and monitors in the execution of their activities and in the construction of their work. The abstracts were collected by searching the official website addresses of the meetings, using the search tools by meeting and by advisor, and were classified by criteria according to the content analysis methodology, by thematic addressed and by biological study model. As for participation in the meetings, the editions of the Teaching Initiation Meetings are highlighted, due to their mandatory participation of monitors regulated by the PID/UFC. In all, 132 abstracts were retrieved, of which 30 refer to the suggestion of practice in microscopy, 23 to the production of support materials and 20 to the updating of practices already performed in the laboratory's teaching routine. As for the production of support material, most refer to the production of didactic boards, videos and construction or updating of the practices manual. For thematic categorization, 49.24% of the abstracts point to microscopy as a study tool and 20.46% to experimentation. Of the 132 abstracts, only four referred to accessibility, strengthening the on-demand character of accessibility to teaching spaces, and only one pointed to the continuing education of monitors, requiring greater attention to these points in order to build a more integrative and constructive. For the biological model, the plant showed higher frequency, given the ease of obtaining and handling these materials; followed by the animal, especially blood cells. In conclusion, content analysis methods are of great importance for the construction of an educational system in constant advancement, since through the reflexive action of the constructed knowledge there are improvements in educational processes. In addition, experiences as a monitor have a strong influence on the professional follow-up of students, such as the choice of teaching, requiring attention to continued training and a greater prevalence of accessibility, in order to add better training to academic training.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60484
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_jraqueirós.pdf519,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.