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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60437
Tipo: | TCC |
Título : | Estudo de flechas em lajes maciças de concreto armado |
Título en inglés: | Study of deflections in solid slabs of reinforced concrete |
Autor : | Rodrigues, Camilla Bezerra |
Tutor: | Mota, Magnólia Maria Campêlo |
Palabras clave : | Laje maciça;Flecha imediata;Análise não-linear;Analogia de Grelhas;Tabelas de Bares |
Fecha de publicación : | 24-ago-2020 |
Citación : | RODRIGUES, Camilla Bezerra. Estudo de flechas em lajes maciças de concreto armado. 2020. 64 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020 |
Resumen en portugués brasileño: | Para garantir o bom funcionamento dos elementos estruturais de um edifício de concreto armado, é essencial analisar suas deformações sob as cargas que lhe são aplicadas. As lajes são os elementos de uma estrutura que sofrem as deformações mais significativas devido sua geometria. A avaliação das flechas pode ser realizada usando vários métodos de cálculo. No entanto, quando ocorrem deformações excessivas resultantes de um estado de fissuração do concreto, é necessária a utilização de métodos que permitem uma análise não-linear da peça. O presente trabalho teve como objetivo determinar as flechas imediatas de lajes maciças considerando a fissuração das seções, utilizando um método analítico e um numérico. Foi feita uma análise comparativa da aplicação das Tabelas de Bares e da Analogia de Grelhas, para o cálculo das flechas imediatas das lajes. Incialmente, foram estudadas duas lajes isoladas, uma quadrada e uma retangular. Posteriormente, foram analisadas as lajes de um pavimento simples, com o objetivo de verificar a influência do engastamento na obtenção das flechas imediatas. Os resultados obtidos foram comparados e observou-se uma diferença significativa entre as flechas obtidas com os dois métodos. Concluiu-se que as Tabelas de Bares são mais recomendadas para uma análise linear, já a analogia de grelhas é mais indicada para quando os momentos solicitantes ultrapassam o momento de fissuração da seção. |
Abstract: | To guarantee the proper functioning of the structural elements of a reinforced concrete building, it is essential to analyze its deformations under the loads applied to it. Paving slabs are the elements of a structure that undergo the most significant deformations due to their geometry. The evaluation of the deflections can be performed using various calculation methods. However, when excessive deformations resulting from a cracking state of the concrete occur, it is necessary to use methods that allow a non linear analysis of the part. The present work aims to determine the instantaneous deflections of massive paving slabs considering the cracking of the sections, using an analytical method and a numerical one. A comparative analysis was made of the application of the Bares Tables and the Grillage Analogy to calculate the instantaneous deflections of the slabs. Initially, two insulated paving slabs, one squared and one rectangular, were studied. Subsequently, the paving slabs were analyzed with a simple pavement in order to verify the influence of the setting in obtaining the instantaneous deflections. The results obtained were compared and a significant difference was observed between the deflections obtained with the two methods. It is concluded that the Bares Tables are more recommended for a linear analysis, whereas the grillage analogy is more suitable for when the requesting moments exceed the section cracking moment. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60437 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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